sábado, 12 de março de 2011

Você sabe como as abelhas se comunicam umas com as outras?

As abelhas são os únicos animais, além dos humanos, que são conhecidos por compartilhar uma comunicação simbólica complexa. Até o momento, muitas pesquisas científicas foram realizadas em colônias de abelhas produtoras de mel, incluindo as variedades de abelhas sem ferrão, a fim de compreender melhor os seus padrões de comunicação.No entanto, exatamente como as abelhas se comunicam entre si que as tornam uma criatura tão interessante de observar?

1. Movimento e Dança

Em geral, as abelhas têm inúmeras maneiras de se comunicar com outros membros da colméia. Uma das formas mais freqüentes de comunicação entre as abelhas é a da movimentação ou dança. A dança é uma forma simbólica de comunicação que é normalmente observada em abelhas operárias e lhes permite comunicar as outras trabalhadoras, os locais mais próximos onde os alimentos podem ser encontrados. Esta comunicação é chamada de “dança waggle", e acredita-se que as abelhas batedoras informam pela dança o local onde encontraram alimentos para as outras abelhas operárias quando elas voltam para a colméia.

A dança é composta de muitas técnicas sutis de comunicação simbólica, incluindo o bater de asa que se acredita ser para informar as outras abelhas a distância exata da fonte de alimento. O alinhamento do corpo da abelha também serve para informar as outras abelhas a direção que terá de viajar para encontrar o local de alimentação.
Uma abelha, que localiza um local de alimentação que é bem próximo à colméia, em torno de uma distância de cinqüenta metros ou menos, normalmente apresenta uma dança em que os movimentos são mais limitados e arredondados, conhecido como a "dança round ". No entanto, uma abelha que descobriu um local de alimentação que está mais longe da colméia, até cento e cinqüenta metros, irá mostrar os movimentos que são mais abertos e em forma crescente, conhecida como a "dança da foice”.

2. Os odores e os feromônios

Outra forma de as abelhas se comunicarem umas com as outros é através do odor e dos feromônios. Os feromônios desempenham um importante papel no comportamento reprodutivo da abelha e a abelha rainha emite feromônios para deixar os zangões sabendo que ela está pronta para acasalar e para tranqüilizar a colônia de sua segurança. A rainha também usa os feromônios para dissuadir as abelhas fêmeas de acasalamento.
Os odores do feromônio também fazem parte da comunicação das abelhas na defensiva, e pensasse que os feromônios são emitidos quando uma abelha pica um animal que acredita ser uma ameaça. Então, outras abelhas são alertadas para o perigo da colméia, e podem resultar em que o atacante seja picado várias vezes. Ao se comunicarem através da dança, as abelhas também irão recolher os odores das flores que dão as abelhas operárias mais informações sobre a localização da fonte de alimento.

3. Partilha dos alimentos

Para as abelhas, a partilha de alimentos é outro importante método de comunicação, particularmente quando combinada com outras formas de comunicação tais como a dança. Quando uma batedora retorna à colméia de abelhas para comunicar o paradeiro dos alimentos, elas também podem trazer uma amostra da fonte de alimento e compartilhar isso com as outras abelhas operárias para comunicar a qualidade do alimento que é oferecido a elas. Isso fornece incentivo adicional para as operárias de viajar longas distâncias e trazê-lo de volta para a colméia.


Fonte: http://insects.about.com

Um comentário:

Filipe Correia disse...

Olá amigo sou do blog clicadown adorei sei post. Parabens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...