quarta-feira, 16 de março de 2011

O Circulo de fogo e a violência do Pacífico

Apesar do nome, o Pacífico tem a geografia mais violenta do mundo. É cercado pelo "circulo de fogo" que gera 9 de cada 10 terremotos no mundo.O Pacífico é o maior oceano. Sua área (mede entre 150 e 200 milhões de km.) Tem uma área maior que a soma de todos os continentes. Existem aproximadamente 30 mil ilhas, a maioria de pequeno porte.
O circulo de fogo em forma de uma ferradura invertida engloba toda a costa oeste das Américas, do Alasca, Ásia, Indonésia e Nova Zelândia. Este arco possui cerca de 40.000 km de comprimento e tem 452 vulcões (3/4 dos existentes no nosso planeta).Os choques que ocorrem por lá são causados pelo movimento das placas tectônicas que formam e moldam a superfície da Terra.
As placas podem colidir entre si (como acontece quando o Pacífico é subsumível as lajes do Norte da Austrália, criando elevações, vulcões e terremotos na Nova Zelândia, Nova Guiné e Japão, Alasca e Havaí, respectivamente) serem separadas por fendas (como aquelas que ocorrem entre a Placa do Pacífico a Nazca e Antártica), ou se moverem em direções opostas (como os terremotos na Califórnia).
Embora os terremotos possam gerar morte e destruição, eles também são responsáveis por ter desenvolvido muitas das condições de vida de hoje. As 3 ilhas mais populosas do mundo (Japão, Filipinas e Indonésia) são férteis (como a Nova Zelândia e os Andes), em parte devido a lava e os movimentos que provocam esses choques.

As duas faixas de maior montanha que existe (o Himalaia e os Andes) foram criadas como resultado do movimento das placas. A placa do Pacífico produziu o local mais profundo do planeta (as Marianas que possui 11 quilômetros de profundidade, é o ponto mais baixo da crosta terrestre) e também a mais alta montanha (Mauna Kea, no Havaí), que mede 10 quilômetros de sua base com 6 km sob o mar. Só para se ter uma idéia, o Everest é menor do que 9 quilômetros acima do nível do mar.

El Niño

O Oceano Pacífico também produz as oscilações climáticas que causam regularmente a devastação mundial: o El Niño. Este é produzido quando a temperatura dos mares tropicais é alterada, criando secas ou chuvas intensas em suas extremidades opostas, mas também pode interligar várias mudanças em climas tão distantes como a Europa ou África.


Fonte: http://english.pravda.ru

Nenhum comentário: