segunda-feira, 14 de março de 2011

A super lua e a promessa do Juízo Final

Nos últimos meses, o céu tem sido impiedoso conosco. Recordes de fortes explosões solares causam terríveis tempestades magnéticas que provocam dores de cabeça e ataques cardíacos. Os astrônomos estão assustando-nos dizendo que este é apenas o começo do despertar solar. Agora é a vez do satélite natural da Terra trazer outra surpresa. Em poucos dias, ele ficará o mais próximo da Terra nos últimos 20 anos. O que devemos esperar de um fenômeno que os cientistas chamam de "perigeu" e que os jornalistas tem chamado de "Supermoon" ou “Super Lua”?
A Internet está cheia de ansiedade e previsões apocalípticas: o mundo está enfrentando sua morte ou, pelo menos, um grande problema. Neste momento, a causa da preocupação do público é a lua. Em 19 de março, conforme prometido por cientistas, a Lua estará no ponto de perigeu - sua proximidade máxima com a Terra. Apenas 573,89 Km vai nos separar de nosso satélite natural, na noite da Super lua. Em termos de distâncias espacial é apenas uma curta distância.
A Terra está parada em suspense. Recentemente, o céu tem sido assustador. Freqüentes explosões solares causam tempestades magnéticas que afetam a condição física das pessoas sensíveis a elas. Os cientistas acreditam que é apenas o começo. Dizem que o sol vai estar em pleno vigor. De fato, nos últimos meses, a atividade solar tem sido mais poderosa do que nos últimos anos. A sua atividade está em níveis recordes e se aproxima do estado perigoso para a Terra. Alguns objetos não identificados que "dispararam" prótons, partículas alfa e os núcleos de elementos mais pesados para terra, foram descobertos em nosso sistema solar. Os cientistas estão dando de ombros e ainda não conseguem entender o que está acontecendo.
A lua não está trazendo nenhuma notícia boa. Comunidades da Internet decidiram que havia motivo para preocupação e imediatamente divulgaram previsões de numerosos casos e memórias associadas com incidentes anteriores, quando a Lua estava no perigeu. Acontece que toda vez que o satélite natural se aproximou da Terra, o planeta reagiu com terremotos, tsunamis e erupções vulcânicas. Por exemplo, em 2005, uma enorme onda inundou Indonésia, duas semanas antes da Super lua. Em 1974 o devastador ciclone Tracy atingiu a cidade australiana de Darwin. O que esperar desta vez? Erupções vulcânicas maciças? Inundações do Oceano? Ou, talvez, a Terra vai tropeçar em cima de um eixo celestial?
Temos a promessa do fim do mundo, quase todos os anos, e é tempo de nos acostumar com isso. No entanto, é um dos tópicos mais populares de mídia e Internet. Geralmente, essa reação é compreensível. As pessoas gostam de receber cócegas em seus nervos, e a morte em massa universal se encaixa perfeitamente nessa finalidade. Não admira que o Apocalipse de João Evangelista seja a peça mais interpretada do Novo Testamento. Quase todas as gerações encontram provas no livro que o fim da história do mundo está prestes a acontecer. Estas previsões têm sempre gozado de grande popularidade, mas o mundo ainda está de pé, são e salvo.
Devo me preocupar agora? Afinal, a super lua em 19 de março não será a primeira e, espero, não será a última, pois não é uma excentricidade. Os astrônomos estão bastante certos de que o temor pelo ponto de perigeu é superestimado."Erupções vulcânicas e terremotos com certeza vão acontecer, mas não com mesma freqüência do que geralmente ocorrem em nosso planeta. O nível das marés será maior do que o habitual,"afirmou o cientista Peter Wheeler, do Centro Internacional de Rádio Astronomia. Seu colega australiano David Reneke acrescentou: "Se você faz o esforço suficiente, você pode ligar qualquer desastre natural com qualquer corpo celeste que você gosta - um cometa, um planeta, o Sol".
Será que vai afetar a vida na Terra?” De modo geral, a Lua tem um efeito positivo sobre a Terra, causando deformação da maré no oceano e as outras partes do planeta. Esse efeito é acentuado em 30 por cento durante a lua nova e a lua cheia " afirmou Vladimir Surdin, membro do Instituto Astronômico da Universidade de Sternberg (SAI),ele também demoliu o mito da lua-destruidora.
Os cientistas estão céticos e convencidos de que não há razão para se preocupar. “No dia do perigeu da Lua a Terra vai sentir quase o máximo possível de influência da lua. Considerando o fato de que os geofísicos notaram uma fraca correlação entre o movimento da lua e terremotos, um ligeiro aumento nos terremotos em 19 de março pode ser esperado. No entanto, não há razões para esperar uma catástrofe”, disse Surdin. Quanto ao próximo perigeu, só podemos estar felizes pelos astrofísicos. Ao contrário dos indutores de pânico, eles têm esperado por este evento há 19 anos por interesse científico. Aqueles que se preocupam com o fim do mundo fazendo previsões e mais previsões devem ser lembrados de que nada depende de nós, podemos então relaxar.


Fonte: http://english.pravda.ru

12 comentários:

Augusto disse...

E o Japão? Tsunami e terremoto, será algum tipo de lógica em relação a essa super lua?

Diogo disse...

Nenhuma relação. O Tsunami foi provocado pelo atrito das placas tectonicas Norte-Americana e do passifico. A lua nada mais fará do que uma maré, como sempre.

Web Entertainment disse...

Geologicamente falando: O planeta está mudando suas características físicas como acontece de tempos (eras) em tempos. Seja lá por que motivos ou influências, os cataclismos, terremotos, maremotos e coisas do gênero são perfeitamente naturais e devem ser vistos como tal.
Não há motivo para alardes, pois o que tiver que ser, será!

Diogo disse...

Pacifico*

Macaco disse...

Pensei numa coisa
Existe alguma explicação para o efeito sobre as marés ser maior em lua cheia e nova? Me pareceu muito doido já que a massa da lua não muda e a puxada gravitacional também não, por consequencia

Mosca Fantasma disse...

Aff
o perigeu acontece a cada ciclo lunar, ou seja, todo mês.
esse fenômeno acontece em todas as órbitas, que são elípticas, sendo que o centro da órbita ñ é o centro da elipse e sim um dos focos.

A órbita da Terra em volta do sol tb tem um periodo de aproximação e afastamento todo ano, chamados de periélio e afélio respectivamente.

Isso nada tem a ver com os desastres, se não teríamos desastres todo mes por causa da lua e todo ano por causa do sol

Sérião, aprenda + sobre um assunto antes de ir repetindo qq besteira que aparece em blogs por aí

Sergio disse...

É o nosso fim, preparem-se!!

Jakqueline abreu disse...

Se vocês aceitaram Jesus como seu único e suficiente salvador... não se preocupem! A volta dEle está próxima (:

Vandilson disse...

A cada acontecimento o brasileiro se torna "especialista" no assunto. Após o tsunami passamos a ter 190 milhões de cientistas.

Msc.Décio Escobar Oliveira Ladislau disse...

Acho que o mosca fantasma não entendeu o post......acho que Tenho que ser mais claro para ele entender!!!Ou desenhar, não sei...

SIDNEY disse...

Estamos próximos do Juízo Final??? Ahhhhhhhh,....até q enfim!!!!!!!!!!!!!!!!

tatiane disse...

ki bom q estamos perto do juizo final ^^ essa raça de gente suja e alienada vai tudo se fuder

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...