terça-feira, 27 de julho de 2010

Goliath, a maior aranha do mundo

Há algo nas aranhas que dá arrepios na maioria das pessoas, incute um sentimento de medo e ódio ao ver uma. É como se houvesse uma parte do cérebro humano que percebe a forma de uma aranha como ameaçadora. Talvez os sentimentos profundos quando vemos uma aranha são ecos de uma resposta comportamental humana antiga conhecida como instinto. A maioria dos milhares de espécies de aranhas na terra tem um veneno que é praticamente inofensivo para os seres humanos, mas existem algumas espécies que carregam veneno mortal.
Baseada em experiências humanas primitivas uma mensagem permanente foi incorporado na nossa constituição genética, que nos avisa que aranha = perigo. E quando vemos uma aranha que é tão grande como um prato de comida, nós começamos a tremer de medo.
Mas a aranha Goliath comedora de pássaros é bastante inofensiva para os seres humanos, assim como a maioria das espécies de tarântulas. O maior registro que se tem notícia do seu tamanho foi um pouco mais de 11 centímetros de largura - tão grande como um prato! Elas carregam o veneno em suas presas e foram conhecidos por picar os seres humanos quando ameaçados, mas o veneno só provoca inchaço e leve dor por algumas horas (como uma picada de vespa).As mordidas de Tarântula para os seres humanos são geralmente em auto-defesa e nem sempre contêm veneno - que é conhecido como uma mordida "seca".
A coisa mais perigosa sobre a Goliath é a sua capacidade de liberar pêlos urticantes de seu corpo em qualquer criatura que percebe como uma ameaça, incluindo os seres humanos. Esta não é uma espécie de tarântula que você possa manter como um animal de estimação. Os pequenos, quase invisíveis pêlos que voluntariamente liberam, ficam flutuando no ar e são extremamente irritantes para a pele, e pode causar problemas reais se eles se alojarem em delicadas membranas mucosas ao redor dos olhos e da boca.
Como caçadoras, as tarântulas podem ser predadores temíveis. As Tarântulas não tem técnicas especiais, tais como a construção de intrincadas teias, ou saltarem grandes distâncias, para caçar suas presas.
Uma característica fascinante da Goliath, bem como algumas espécies de tarântula é sua capacidade de fazer barulho. Nós normalmente não associamos aranhas com o ruído, como fazemos com os cães, gatos, pássaros, etc Estamos acostumados a ver aranhas silenciosa e furtivamente se arrastando pelas paredes, pisos e calçadas. Mas quando se sente ameaçada, a Goliath é capaz de fazer um barulho muito alto, esfregando as cerdas em suas pernas juntas. Chamado estridulação, pode ser alto o suficiente para ser ouvido até 15 metros de distância!


11 comentários:

Tarcicio Andrade disse...

Morro de medo desse bicho!

Compartilhe o conteúdo do seu blog ou site. Veja as principais notícias do dia! Acesse:

http://twixar.com/ljpcl

Ernane disse...

Essa aranha é nativa da floresta amazônica, algumas tribos comem seus ovos em forma de omelete, assando-os dentro de folhas e usam suas presas pra limpar os dentes!

Neto disse...

Essa pode ser a maior tarantula, mas maior aranho acho q nao é nao amigo...

margonsam disse...

Irmão, ela é grande, mais da uma procurada pela "ARANHA CAMELO".

Anthony disse...

aranha camelo, num é aranha -_-' é na verdade um tipo de escorpião... vocês têm que assistir mais discovery channel ou lerem...

Thiago de Jesus Coutinho disse...

tem uma aranha na austrália que é a maior de todas, não lembro o nome

Pryds disse...

no guinnes de 1997 ou 98 se nao me engano aparece a maior aranha do mundo com pouco mais de 21cm

Victor Viana disse...

"Goliath é capaz de fazer um barulho muito alto" "pode ser alto o suficiente para ser ouvido até 15 metros de distância" muito loko , nao deve ser nada legal bater de cara com um bicho desse

diego disse...

aaaa mano pesquisa sobre a aranha gigante de seringueira vcs vao ver

jhonathan disse...

não existe nenhuma aranha gigante de seringueira

Saiury disse...

Seria interessante um link pra gente ouvir como é o som que ela faz.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...