sábado, 17 de julho de 2010

A picada desta formiga dói tanto quanto um tiro de revólver

A clavata Paraponera tem o privilégio de ser o animal que provoca a picada mais dolorosa. É também chamado de “formiga bala” porque dizem que sua mordida dói tanto quanto um tiro. Outro nome que descreve perfeitamente é “formiga 24 horas”,porque é esse o tempo que leva para a dor da picada passar.
A formiga, encontrada na Nicarágua e Paraguai, chega a atingir 25 milímetros e vivem nas bases das árvores. Foi descrita pela primeira vez por Joseph Charles Bequaert (1886-1982). Diz-se que provoca uma dor 30 vezes maior que de uma vespa. E têm sido descritos como "ondas de dor ardente e latejante, que não pára dentro de 24 horas" ou "pura, intensa, dor brilhante. Semelhante a caminhar sobre brasas, com uma agulha de sete polegadas presa no seu calcanhar.”

O Entomologista Justin Schmidt criou uma escala de dor que varia de 1 a 4, onde a classificação do primeiro nível seria a picada de uma vespa. Enquanto as abelhas africanizadas e as formigas de fogo possuem um fator de dor de 1,2 e 2, respectivamente, chegando ao fator 4 da Paraponera.
A causa dessa dor é uma neurotoxina, a poneratoxina, o principal componente ativo do veneno, descoberto no início dos anos 1990, quando se investigava substâncias naturais que poderiam ser usados em inseticidas. Algumas fontes dizem que cerca de 30 picadas por quilograma pode ser fatal. Felizmente, ela apenas libera o veneno quando se sente molestada ou ameaçada, avisando sobre o perigo ao emitir uma substância com cheiro almiscarado.
Além da cor, a mordida tem conseqüências que são uma febre que pode durar três dias ou necrose da área afetada. Outros sinais e sintomas incluem a dor na zona afetada, inchaço, tremores, sudorese, náuseas, aumento da temperatura e a paralisia. A segunda mordida pode ser capaz de causar um choque anafilático fatal, o que não parece preocupar a tribo dos Sateré-Mawé. Os Sateré-Mawé são uma tribo da floresta Amazônica que possui um rito peculiar de bravura. No ritual, o jovem deve colocar a mão numa luva cheia de Paraponera. Com o teste, o jovem vai se tornar um guerreiro. A desvantagem é que ele deve receber a soma considerável de 20 mordidas.

Os índios usam estas formigas como um tratamento para o reumatismo e doenças relacionadas ao longo dos séculos. Curiosamente, as mandíbulas da formiga servem como sutura, fechando a ferida, enquanto a saliva sara a inflamação da pele e lacra firmemente.



Fonte:http://resolviendolaincognita.blogspot.com

20 comentários:

Robinho disse...

belo post,
para enriquecer nossa cultura

Rafael disse...

conheco como tucandeira.

robson disse...

Acho legal é a associação das primas dessa daê com uma árvore popularmente chamada de "pau de novato" acontece que desavisados geralmente os novatos na região pantanera ao ver tal árvore na natureza de tronco liso e reto pensam logo em um belo cabo pra enxada vai lá com um machado dale uma dale duas e na terceira já começa a sentir algumas picadas nesse momento as formigas que caíram da árvore estão sobre ele e as que caíram pelo chão estão subindo pelas pernas o desespero do capiau só aumenta sem saber o que fazer para se livrar das malditas formigas se afasta rapidamente da árvore cuja madeira não serve pra nada pois a árvore é praticamente ôca e o que tem dentro é formiga .

Talita disse...

Nossa, já tinha visto formigas carnívoras, mas igual a esta que provoca tamanha dor ainda não. Incrível o/
Achei graça da formiga 'pau de novato' ahauahua

Rick disse...

Doeu só de ler! >.< hauhsuhuasa

Celso Ricardo disse...

a talita achou graça do pau de novato... se ela quiser, pode experimentar o pau de experiente....


www.bitscaverna.com.br/idioticetemlimite

Victor (ADM) disse...

Eu vi isso na reportágem de uma televisão, mas naquele caso, os índios colocam (igual na foto) as formigas ali para celebrar a passagem de criança para adulto, todos um dia fazem isso ;)

Igor de Camillo disse...

faltou edição hein chapa

Jardines & Paisajes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Taringa! Brasil disse...

quer conhecer as 10 aranhas mais estranhas do mundo?

http://br.taringa.net/posts/bichos/28585/As-10-aranhas-mais-estranhas-do-mundo.html

Damião disse...

Essa formiga é comum na Região Amazônica, onde é conhecida como "Tucandeira".

Francis disse...

Quem vai sentir a dor do reumatismo ao sentir a de trinta vezes de uma vespa? diz aí!

Djaps disse...

Eu vi uma reportagem que mostrava um índio lavando picada na mão por uma sacola de formigas antes de se casar. Só não me lembro se eram essas..

E esse bichinho aí provavelmente mata um alérgico, não?

Parfor H UPE disse...

assista o filme https://www.youtube.com/watch?v=TTayPd4diZ0

Jhon disse...

É verdade sobre a dor brilhante. Meu corpo arrepia e para depois arrepia. Picou na palma.dainha mão e sinto dor até no ombro. Nunca senti uma.coisa dessas!

Jhon disse...

É verdade sobre a dor brilhante. Meu corpo arrepia e para depois arrepia. Picou na palma.dainha mão e sinto dor até no ombro. Nunca senti uma.coisa dessas!

Unknown disse...

Minha filha de apenas 1 ano e 9 meses foi picada por essa formiga... E não para de chorar... Mas também a formiga virou bagaço

GILSON VETTORAZZI disse...

Minha filha de apenas 1 ano e 9 meses foi picada por essa formiga... E não para de chorar... Mas também a formiga virou bagaço

Sol disse...

Eu fui picada ontem a tarde!! E insuportavel a dor nada passava. E hoje e ontem mta dor de cabeça e o local formiga mto!!

Renan Junior disse...

Kkkkkk

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...