sexta-feira, 25 de março de 2011

As baleias assassinas (Orcas) são realmente assassinas?

Nós seres humanos, consumimos milhares de toneladas de carne por ano, que é produzida por matar outros animais. Marcar a Orca como uma baleia "assassina" é, seguramente, um desserviço para o maior membro da família dos golfinhos.
A baleia assassina, também conhecida como “Orça”, é encontrado em todos os oceanos da Terra. Enorme e elegante ao mesmo tempo, sua dieta é composta de outros animais, tornando-as carnívoras como grande parte da raça humana. Relatos de mortes de seres humanos pela Orca são extremamente raros e até mesmo em cativeiro, esse membro mais importantes da família dos golfinhos vive muito bem com seus captores, muitas vezes, permitindo a realização de espetáculos nos quais pessoas embarcam em suas costas e bocas.
Com um cérebro quatro vezes maior do que os nossos, há agora, uma evidência que o cérebro da Orca contém células encontradas apenas em humanos e nos grandes macacos,células que nos seres humanos e nos grandes símios fornecem os mapas de sensibilidade e emoções. Adicione a isso um sistema social da família (casta), que respeita e segue a matriarca e podemos chegar à conclusão de que houve uma evolução paralela, como se especula, entre o Orca e o Homo sapiens. Talvez os seres humanos devam ostentar o título de "Homo sapiens assassinus", por termos uma história de violência a que a baleia gigante dificilmente pode competir. Mas, independentemente do paralelo, a Orca não é mais violenta ou menos merecedora do que outros animais que caçam para sobreviver.Então, por que as pessoas insistem em rotulá-las como "assassinas"?
A 2.000 anos atrás, o Orca era parte da história humana. Mesmo os estudiosos da época eram fascinados pela habilidade de caça utilizada pelas Orcas. Estórias de caça das baleias em que literalmente giravam em torno de outras baleias, tubarão, golfinho ou toninha levaram o homem a temer esta baleia e se referirem a elas como "baleias assassinas". Devido ao seu imenso tamanho, a impressão é que ela pode matar qualquer coisa em seu caminho.
Outra teoria a partir dos textos antigos mostra que os marinheiros chamavam a si próprios de "assassinos de baleias" e que a frase se tornou posteriormente"baleia assassina".Relatórios de pesquisas hoje mostram Orcas jogando e torturando outras espécies marinhas que têm perseguido e acabam matando a presa. Mas muito mais estudo deve ser feito com esse comportamento antes de atribuir um atributo humano, a crueldade, a esses animais majestosos. Esse comportamento pode ser uma ferramenta de ensino para os membros mais jovens do grupo para melhorar habilidades de caça e sobrevivência.
Este animal enorme, majestoso e gracioso cujas surpreendentes linhas são procuradas por turistas de todo o mundo não deveriam ser rotulados como "assassinos". O nome serve apenas para diminuir uma criatura mais velha do que a nossa civilização e tirar a beleza que ela proporciona.


Fonte: http://animal.discovery.com

2 comentários:

João disse...

pra começar, a orca está mais próxima de um golfinho do que uma baleia. Chamar a orca de baleia é um erro.

rosely disse...

concordo plenamente com tudo que tem escrito aqui não a ninhem na terra mais assassino do que o ser humano que mata sem motivo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...