terça-feira, 1 de março de 2011

Meteoritos podem ter trazido para a Terra os elementos necessários para o início da vida

Um meteorito descoberto em 1995, na Antarctica, é mais um elemento que fundamenta a teoria de que a vida na Terra poderá ter sido originada a partir do espaço. Análises químicas a este meteorito denominado Grave Nunataks 95229,demonstram que é rico em gás amônia. Este gás contém o elemento azoto que está presente na constituição química das proteínas e ADN, o que o torna um dos elementos base da vida como a conhecemos. “Meteoritos como este podem ter fornecido ao nosso planeta o azoto suficiente para o surgimento das primeiras formas de vida,” afirma Sandra Pizzarello que lidera a investigação.
Estudos realizados anteriormente estavam focados no meteorito 'Murchison', que atingiu a Austrália em 1969, o qual é rico em compostos orgânicos. Pizzarello afirma que 'Murchison' tem “demasiadas coisas boas” uma vez que contém hidrocarbonetos que se esperam encontrar em formas de vida avançadas e não no início da história da vida.A teoria de que o nosso planeta pode ter sido semeado com cometas ou asteróides parte do princípio de que a Terra, quando da sua formação, poderá não ter sido capaz de fornecer todas as moléculas necessárias para os processos que levaram ao aparecimento da vida primitiva.
Meteorito 'Murchison'

Caroline Smith, uma especialista em meteoritos do Museu de História Natural em Londres, concorda que o azoto é um importante elemento no novo estudo, apesar de querer ver resultados semelhantes na análise a outros meteoritos.“Um dos problemas da biologia do início da Terra é que é necessário azoto em abundância para que todos os processos pré-biológicos ocorram. Há muitas evidências de que a amônia não existia em abundância na Terra, então de onde veio?”O que especificamente causou o início da vida na Terra permanece um mistério. “Descobre-se estes materiais extraterrestres (nos meteoritos) que têm o que é preciso, mas sobre o como e quando, em que ambiente e porque meios, não sabemos,” diz Pizzarello.
Meteorito Grave Nunataks 95229

Os detalhes deste estudo, da autoria de investigadores da Universidade Estadual do Arizona e da Universidade da Califórnia, estão publicados na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.



Fonte: http://www.bbc.co.uk

2 comentários:

paulo disse...

Gente como uma pedrinha pode fazer essas coisas todas(pessoas diferentes,raças, vozes diferentes, e animais diferentes, sons diferentes, cor de olhos diferentes, GENTE Ó...Ô...PEDRINHA LASCADA ESSA HEIM!
QUEM ACHAR UMA PEDRINHA DESSA PODE CONSTRUIR(SEU PRÓPRIO PLANETA) NÃO É!
RSRS

sergio disse...

Muito interessante ter lido este post, mas tenho uma pergunta(para a fonte do port): E de onde veio esses meteoritos? Qual a sua origem? (na verdade foram duas perguntas)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...