sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Você sabe qual é o lugar mais quente do planeta?

Há muitos lugares na terra que são muito quentes. De fato, há uma boa chance que no dia que a temperatura recorde de 136°F - 57.8°C foi registrada por uma estação meteorológica em El Azizia, em 1922, havia centenas de outros lugares a quilômetros de distância dali, que foram ainda mais quente. Provavelmente, esta temperatura recorde foi ultrapassada, desde então, em muitos lugares na terra, mas não temos registros oficiais dessas temperaturas. É importante observar que, quando as temperaturas atmosféricas são registradas, não é a temperatura da superfície, onde às vezes pode chegar a 150°F - 66°C, mas a temperatura do ar em cerca de 5 pés (1,6 m) acima da superfície em um local fechado. Naturalmente, é importante que o sensor de temperatura não seja exposto à luz solar direta - o abrigo é para permitir o fluxo de ar através do sensor. A maioria dos humanos não "está", onde algumas das maiores temperaturas na terra são encontradas, não há uma grande quantidade de estações meteorológicas nestes lugares de forma confiável para registrar os recordes de temperaturas extremas.
A terra possui mais de dois terços de sua superfície coberta por água dos oceanos. O restante, um terço da superfície da Terra é exposta com terra seca para nós vivermos, mas um terço da terra seca é muito seca. Na verdade, é um deserto inóspito. Grande parte dos desertos do mundo estão concentrados entre 5 a 30 graus norte e sul do equador, que são chamadas de zonas subtropicais. Os cientistas teorizaram que estes cintos de deserto são devido a duas coisas:

1) Calor

2) Falta de umidade

O ar na atmosfera da Terra é mais quente em torno do equador (porque o sol atinge a Terra em um ângulo de 90 ° de forma direta) fazendo com que o ar quente suba e flua para o norte e sul do equador. Como este ar flui em todas as latitudes norte e sul, estas zonas de ar quente forma permanentemente zonas de alta pressão. Como o ar na "base da pirâmide" desce para a terra torna-se aquecido ainda mais. Como o ar quente não tem nuvens descendentes (isto é, com condensação de vapor de água), ele permite que o sol esquente ainda mais o ar e o calor da massa de ar forme o calor extremo.
O ar quente pode reter a umidade muito mais (vapor de água) do que o ar mais frio. A menos que este ar quente tenha realmente um ar muito mais frio (ou massa de terra mais fresca), não há nada para transformar a umidade do ar sob a forma de precipitação (chuva, neblina). Daí, a falta de umidade.
O ar quente se move para o norte e para sul do equador, quase continuamente, sob a forma de ventos chamados de “ventos alísios”. Como esses ventos quentes circulam de volta para o equador eles sobem para a atmosfera superior de novo. O vapor de água no resfriamento condensa massa de ar e provoca chuvas em todo o equador, nas zonas tropicais. Toda essa chuva faz com que ao redor do equador seja mais úmida, mais densamente arborizada do mundo (as plantas adoram água!). É irônico que os locais mais úmidos e mais quentes no mundo ocorrem dentro de apenas alguns milhares de quilômetros umas das outras.
Embora o lugar mais quente do mundo, seja El Azizia,que é um deserto, nem todos os desertos são quentes.A Antártida, por exemplo, é o continente mais seco do mundo, recebendo menos de 10cm de precipitação por ano. Então o que caracteriza ou define um deserto não é somente a falta de chuvas por ano.




5 comentários:

Gabriel Justo disse...

e agente aqui reclamando quando faz mais de 25 graus!

Ana Luana disse...

Espetacular!

Quero ver seu post neste agregador e rede social!

http://migre.me/1hPvF

Daniel Torres disse...

O lugar mais quente da Terra chama - se Teresina, que é a capital do Piauí. Lá a água ferve dentro do côco, o ovo frita no asfalto, a galinha come milho e caga pipoca e os nativos sentem frio quando faz 40 graus.

dotoso disse...

É Teresina, e os eleitores de lá votam na dilma inacio da silva

Leandro disse...

Teresina? vc ja esteve em Manaus?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...