quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Besouro Tigre(Cicindela campestris): o animal mais rápido do planeta

Há algum tempo já havia postado matéria sobre este incrível coleóptero, mas á pedido, posto nova matéria para aprofundar ainda mais nossos conhecimentos sobre estas interessantes criaturas.
As cicindelas (família Cicindelidae), também conhecidas como besouro-tigre, constituem um grupo de coleópteros conhecidos pelos seus hábitos predatórios. Em termos taxonômicos, podem ser considerados tanto como família (Cicindelidae) ou como a subfamília Cicindelinae da família Carabidae. Existem cerca de 2 100 espécies conhecidas. Algumas fontes referem o nome cincidela, mas tudo leva a crer que é lapso. Caracterizam-se por olhos proeminentes e membros finos e longos. São todos predadores, tanto na fase adulta como na fase larvar.

O gênero Cicindela tem uma ampla distribuição por todo o mundo. Alguns gêneros têm hábitos diurnos (gênero Cicindela), outros, hábitos noturnos (gêneros Megacephala, Omus, Amblycheila e Manticora). Alguns têm um revestimento brilhante e colorido (Cicindela e Megacephala), outros, têm o corpo uniformemente preto. O gênero Manticora, nativo dos desertos da África Meridional tem os espécimes de maior dimensão.
As larvas das cicindelas, de corpo esbranquiçado, cabeça grande, mandíbulas fortes e dorso encurvado, vivem em buracos cilíndricos e profundos onde capturam as presas que se aventuram junto da entrada. A larva do besouro-tigre fica alojada esperando por sua presa, bloqueia a entrada com a sua cabeça grande e espera por insetos descuidados. Quando a formiga, por exemplo, cai dentro do buraco, a larva afasta a areia dos pés da vítima, e esta acaba escorregando lentamente em direção à sua boca.
O besouro-tigre adulto é um inseto feroz e, como a larva, possui um par de mandíbulas entrecruzadas que tem a forma de foice. Ele voa rapidamente e se alimenta de outros insetos, voadores ou não.
É ativo somente em climas quentes, não podendo permanecer em temperaturas frias. As 1400 espécies são encontradas no mundo todo, exceto nas regiões frias. Entre estas espécies estão o besouro-d'água, op besouro-tigre da madeira, o besouro-tigre do mar e o besouro-tigre púrpura, de seis manchas.
Os adultos, que se caracterizam pelos movimentos rápidos (alguns atingem cerca de 8 km/h de velocidade - o que, à escala humana daria algo como 480 km/h), caçam diretamente as suas presas. Algumas cicindelas tropicais vivem em árvores, mas a maioria vive junto ao chão, em zonas costeiras, praias lacustres, dunas arenosas, urzais, caminhos junto a áreas arborizadas, etc.





3 comentários:

Francisco Petrucio disse...

Muito bom artigo! Parabéns.

Francisco Petrucio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sarah Chehade disse...

Obrigada pelo artigo. Fui atacada por um durante a noite. Que susto! Estou mais tranquila por saber que não é venenoso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...