sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O besouro fantasma Asbolus verrucosus

Na mitologia grega, Asbolus que significa "fuligem" era um centauro. Ele era um adivinho que lia augúrios no vôo dos pássaros. De acordo com a lenda Pholus era o centauro guardião da jarra de vinho, que pertencia a todos os Centauros. Foi-lhe dada a instrução que o frasco não deveria ser aberto. Hercules ao visita-los insistiu que ele deveria abri-lo, uma vez que o vinho tinham sido colocado há quatro gerações atrás, aguardando sua chegada. Pholus abriu a jarra de vinho, o cheiro forte atingiu os centauros e todos ficaram intoxicados, Hércules disparou suas flechas envenenadas nos Centauros,matando e ferindo muitos deles no processo, dentre eles estava Asbolus. Quando a batalha acabou, Pholus pegou uma das flechas que tinha causado tantos danos, ela escapou de suas mãos e caiu em seu pé. Ele morreu imediatamente.

O besouro fantasma Asbolus verrucosus é descrito pelos entomologistas como o objeto mais branco encontrado na natureza, muito mais branco que dentes ou leite. A cor do besouro serviria de camuflagem quando o inseto está sobre o fungo do qual se alimenta.

O exoesqueleto desse besouro é certamente o mais difícil de ser quebrado.Muitas vezes encontram-se cascas vazias desses besouros muitos anos após o inseto ter morrido. Colecionadores relataram manter esses insetos vivos em cativeiro por 10 anos. Eles são encontram em uma ampla gama de materiais, tais como frutas, folhas e animais mortos. A fase inicial deste inseto é um verme que vive no solo alimentando-se, presumivelmente, de material vegetal deteriorado.


Fonte:http://www.arizonensis.org

2 comentários:

Diego Santana disse...

Nossa muito legal este besouro, faço biologia na unifal-mg e espero me especializar em besouros. Resumindo gostei do post ficou bem interessante.

http://biologiaambientalnaweb.blogspot.com

guto lotek disse...

muito estranho esse besouro...gostei muito do post..e realmente parece um "fantasminha" camarada hasuhsuhsau

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...