quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O mítico Lagarto tatu (Cordylus cataphractus)

O Armadillo Lizard (Cordylus cataphractus) é um lagarto endêmico das áreas desérticas do sul da África. Também é conhecido como Lagarto cintado e Lagarto Tatu de Ouro.O Lagarto tatu pode variar do castanho claro ao marrom escuro na coloração, dependendo da subespécie. O ventre é amarelo com um padrão escuro, especialmente sob o queixo. Seu tamanho varia de 16-21 cm de comprimento. Cresce até 10,5 centímetros de comprimento do focinho a cauda.

O habitat natural do lagarto são os afloramentos rochosos. É diurno. Ele se esconde nas fendas e fissuras da rocha. Ele vive em grupos sociais de 30 a 60 membros, mas os machos são geralmente menos territoriais, protegendo o território, e o acasalamento com as fêmeas dá à luz a um ou dois filhotes, a espécie é um dos poucos lagartos que não coloca ovos. A fêmea pode até alimentar os seus filhotes, que também é incomum para um lagarto.
O Armadillo Lizard vive principalmente de pequenos invertebrados, como insetos e aranhas. As suas presas mais comuns são os cupins Microhodotermes viator e Hodotermes mossambicus. Ele pode viver até 25 anos em cativeiro, ou um pouco mais em casos mais raros.
Ouroborus
O Armadillo Lizard possui uma adaptação antipredador que o torna incomum, ele coloca o seu rabo na boca e rola como uma bola quando assustado. Desta forma ele está protegido dos predadores pela espessura das escamas ao longo de seu corpo e os espinhos na cauda. Este comportamento, que se assemelha a dos tatus, lhe dá o nome comum. Esse comportamento pode ter inspirado o Ouroborus a criatura mítica.



6 comentários:

Lirous disse...

Queria tanto um... sabe aonde posso encontrar no Brasil e se a criação é permitida?

Paulo disse...

Tenho a mesma pergunta, encontro para criar no Brasil?

mel disse...

Muito lindo...
Eu queria uma iguana mais elas chega a quase 3 metros e complicado um desses seria de mais se for permitido....

Nanyat disse...

tbm quero um seria show de bola criar um.

Driks Rosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Queria muito um, a vendas legalizadas da espécie aqui no brasil???

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...