segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Uroplatus phantasticus :a lagartixa que tem um verdadeiro disfarce diabólico

O Uroplatus phantasticus(Satanic Leaf-Tailed Gecko),é uma espécie de lagartixa endêmica para a ilha de Madagascar. Descrito pela primeira vez em 1888 por George Albert Boulenger, o Uroplatus phantasticus é a menor das lagartixas Uroplatus, embora haja um debate em curso sobre se um dos seus primos, o Uroplatus ebenaui, seja menor por causa de sua cauda mais curta.
O nome genérico, Uroplatus, é uma latinização de duas palavras gregas: "oura" (οὐρά), que significa "cauda" e "platys" (πλατύς), que significa "Lisa". Seu nome phantasticus é a palavra latina para "imaginário", baseado na aparência exclusiva da lagartixa que levou o naturalista belga George Albert Boulenger, descrevê-lo como um animal "mítico", em 1888.
A espécie é endêmica de Madagascar e não são encontradas em nenhum outro lugar. Essas lagartixas são uma espécie arbórea que confia muito em sua camuflagem natural, elas vivem entre as folhas e serrapilheira das florestas tropicais do norte e centro de Madagascar.
Como em todas as lagartixas Uroplatus, a cauda é achatada. Alguns U. phantasticus tem entalhes em suas caudas que se assemelham a uma folha em decomposição. Esta é também pensada para ser uma forma de dimorfismo sexual, como o traço parece mais comum no macho da espécie (embora deva ser referido que nem todos os machos da espécie terá entalhes na cauda). Além disso,o Uroplatus phantasticus tem uma projeção de cílios que ficam acima de cada olho.
Durante o dia, estas adaptações ajudam a lagartixa a se misturar em seus arredores. À noite, ela ajuda a caça de presas, fornecendo camuflagem.Seu tamanho quando adulto é de 2,5-6 cm de comprimento total.A folha da cauda do Uroplatus phantasticus ocorre em uma variedade de cores, que vão através de vários tons de roxo, laranja, castanho e amarelo.Eles comem uma variedade de insetos de tamanho diversificado, incluindo grilos e mariposas.


Fonte:
http://www.dailymail.co.uk

4 comentários:

Marcos Vinicius disse...

Uiiii!!! que horror!!

Giovana DFL disse...

Linda e bizarra, fiquei de queixo caído! *o*

Mário Salerno disse...

eu achei divino, como tudo na natureza... diabólico somos nós que destruímos tudo, criamos preconceitos crimes e cadeias...

Felipe Luiz disse...

EIIIIIIIIIIIIIIIIIIIITÁ
que bichinho mais fofo quero um de estimação...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...