terça-feira, 12 de outubro de 2010

Por que os gatos pretos são considerados portadores de má sorte?

Gatos pretos nem sempre foram alvo de superstições, medo, ou mesmo considerado de má sorte. De fato, nos primeiros tempos do Egito, que datam de 3000 aC, os gatos (inclusive os negros) eram as estrelas do mundo animal, era grande a sua estima, matar um era considerado um crime capital.Foi na Idade Média na Europa que o gato preto deixou de ser estrela e começou a ser perseguido à medida que começou a ser associado com as chamadas bruxas.
A histeria das bruxas praticando magia negra tinha acabado de atingir a Europa e gatos de rua foram muitas vezes tratados e alimentados pelas pobres solitárias velhas senhoras (engraçado como algumas coisas nunca mudam) mais tarde, acusadas de bruxaria.
Seus companheiros, alguns dos quais eram pretos, foram considerados culpados de bruxaria por associação. Essa crença aumentou ainda mais quando uma lenda urbana que envolve um pai e filho em Lincolnshire em 1560 começou a circular na sociedade da época. A lenda conta que a dupla disse que em uma noite sem lua, um gato preto cruzou o seu caminho e mergulhou em um espaço apertado,eles atiraram pedras contra o felino peludo até que a criatura indefesa ferida correu para a casa de uma mulher, que na época era suspeito de ser uma bruxa. No dia seguinte, o pai e o filho depararam com a mesma mulher e perceberam que ela estava machucada e mancava, logo acreditaram que aquilo era mais do que apenas uma coincidência. Daquele dia em diante, em Lincolnshire, acreditava-se que as bruxas podiam se transformar em gatos pretos durante a noite.
A crença das bruxas de se transformar em gatos pretos, a fim de passarem despercebidas pelas ruas se tornou uma crença na América durante a caça às bruxas de Salem. Ainda hoje a associação de gatos pretos com bruxas é muito forte durante as comemorações de Halloween. Assim, um animal, que uma vez era venerado se tornou um símbolo de maus augúrios em algumas partes do mundo.
No entanto, em algumas culturas, o gato preto ainda é reverenciado como um símbolo de boa sorte até hoje. O escocês acredita que a chegada de um gato preto estranho à casa significa prosperidade, enquanto os piratas do século 19 acreditavam que se um gato preto caminha em sua direção, é um sinal de má sorte, mas é boa sorte, se ele anda longe de você. Em algumas pequenas ilhas britânicas, acredita-se que um gato preto dado como presente de casamento traz boa sorte para a noiva!





Fonte:http://www.todayifoundout.com/

12 comentários:

make up disse...

Nenhum animal dá azar! Um gatinho, preto ou não, é apenas um ser querendo carinho e comida!

rodrigov8ao disse...

isso é coisa de pessoas susperticiosas, pois se gato preto desse azar ele ja estariam exitintos hoje em dia

Keera disse...

Concordo com o rodrigo8ao. Gatos, salamandras, cobras e outros animais associados a magia e pecado sofrem por ignorância humana. Quem da azar ou é azarado é o próprio ser humano.

Pryscylla93 disse...

Nenhum animal dá azar! Um gatinho, preto ou não, é apenas um ser querendo carinho e comida! +1

marcia disse...

são crendices e ignorancia das pessoas

Arsenal do Bil disse...

Não creio que seja questão de ignorância propriamente dita Marcia, entenda também que para nós que vivemos na época atual isso pode ser uma forma de ignorância sim, mas pna Idade Média quando a lenda urbana foi criada, era apenas uma forma de tentar explicar essas coisas e acabou caindo no gosto popular.
Crendice...é pode ser, mas ignorância ai já bem relativo.

=)

romullocarvalho disse...

Engraçado é que pra comentar todo mundo é fodão né?

Essa parada do gato, é a mesma coisa com as pessoas acreditarem em deus, as pessoas daqui a 50 anos, lendo as nossas crenças: Pff, um cara que vive no céu e tem um plano pra todo mundo? Que idiotice!

Realmente, é uma idiotice, mas ainda tem gente que acredita.

Design Delivery - Erica Grebe disse...

Muitaaaaa bobagem, meu gato preto so me da sorte, alias eu tinha varios problemas respiratorios, nem podia ver gatos que comeca a espirrar, e no entanto desde que tenha minhas duas gatinha eu nunca mais tive problemas de alergia...sinistro ne?

kkkkk pois e so sorte
www.designdelivery.com.br

Yuri disse...

Nenhum animal dá azar! Um gatinho, preto ou não, é apenas um ser querendo carinho e comida! [3]
...

hgdeg disse...

o meu é jubileu em homenagem ao corvo do desenho do pica pau,azar só das comidas que ele rouba

Matheus disse...

Preconceito com um gato, so pq o bichano eh negão. hehehe

micka disse...

gato preto nao dar azar e quem dizer q da é racista

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...