quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A perigosa formiga de veludo

A formiga de veludo - na verdade, vespa de veludo – recebe este nome devido as cerdas que cobrem seu corpo e porque se assemelham com uma formiga. As fêmeas não voam e são frequentemente encontradas vagando na terra, assemelhando-se ainda mais com as formigas. Duas variedades comuns incluem a Dasymutilla gloriosa e a Dasymutilla magnifica.
As formigas de veludo variam em tamanho de 1 / 8 de polegada a uma polegada, com grande variação dentro das espécies. Elas se parecem com bolas de algodão em miniatura.A variedade Dasymutilla gloriosa, tem sido descrita como uma "semente de creosoto com pernas", devido à sua cor branca,cerdas da cor vermelha, laranja, amarela, preta ou branca, as cerdas cobrem todo o corpo. Os biólogos chamam esse tipo de coloração "aposemática", e eles usaram o termo para se referir às cores de aviso bem visível de animais predadores que devem ser evitados.Os machos têm asas, mas não picam, enquanto as fêmeas têm ferrão, mas lhe faltam asas. O tegumento, que reveste a parte externa do corpo funciona como uma armadura e só pode ser penetrada com muita dificuldade.
Mais de 150 espécies de formigas de veludo ocorrem em todos os Estados Unidos, sul do Canadá e México. Existe apenas cerca de um terço das espécies conhecidas de ambos os sexos, enquanto outro terço são conhecidos apenas os machos, e um terço final, apenas as fêmeas. Há uma clara possibilidade de que muitos destes machos e fêmeas pertencem à mesma espécie, mas por causa do dimorfismo sexual acentuado, não é tão evidente que os machos pertencem as fêmeas e vice-versa. Pelo menos três dezenas de espécies habitam o estado do Arizona. Elas vivem em todas as partes do deserto quente e seco do semi-árido.
As formigas de veludo estão ativas durante o dia, e elas podem ser os primeiros insetos a sair na parte da manhã e os últimos a voltar para o abrigo na noite. Elas se refugiam das temperaturas elevadas do solo do meio do dia cavando sob os escombros ou subindo em plantas. O néctar é a sua comida preferida. As formigas são ativas de abril a novembro, dependendo do clima local.
Ocasionalmente, ocorrem aglomerações de formigas para corte e acasalamento. Um agrupamento, no Arizona continha um número estimado de 6000 indivíduos num raio de 1500 metros quadrados. Mais frequentemente, entretanto, as formigas são solitários com os machos geralmente voando baixo junto ao chão procurando as fêmeas errantes. Os biólogos não têm ainda idéia de como os machos encontram as fêmeas, mas acreditam que a visão e os feromônios desempenham um grande papel. Após o acasalamento, as fêmeas correm a procura de câmaras pupais de vespas ou abelhas. Depois de encontradas, elas vão fazer um ninho e usar seu ovipositor para colocar um ovo em cima ou próximo do anfitrião.
Uma larva vai emergir do ovo, se alimentando de seu hospedeiro, e crescerá para o tamanho máximo em um dia. O local original tornar-se-á então um local para construir um casulo para a sua pupa. Alguns adultos emergem no verão, enquanto outros hibernam no estado de pupa ou pré-pupa.
As primeiras formigas veludo conhecidas foram encontradas em um âmbar de 40 milhões de anos encontrado na República Dominicana. Quando molestados, e durante o acasalamento, as formigas veludo produzem um rangido audível. Elas também são conhecidas como assassinas de vaca ou assassinas de mula por causa de sua picada extremamente dolorosa. Como todas as vespas, elas podem picar várias vezes. Por causa de seu exoesqueleto tipo armadura e picada dolorosa, poucos ou nenhum animal se alimentam destas vespas.



Fonte:
http://www.desertusa.com

10 comentários:

Giovana DFL disse...

Eu nunca tinha visto esses animais, muito interessante a matéria!

Luan disse...

Claro q vc nunca viu....
formiga nao é animal..

felipe punk disse...

é um vegetal intão meu filho?
hahahaha
é cada um q me aparece q da nojo
hahaha

Vanessa Cristina disse...

formigo num eh um animal eh um inseto se vcs num sabem

Blog pra Que? disse...

Por incrível que pareça, encontrei uma espécie destas em 1979 em São Paulo, no bairro em que morava - Vila Missionária. Eu tinha 8 anos de idade e estava voltando da venda, com um pacote de bolachas. Quando meus colegas apontaram este insetono chão. Era laranja avermelhado e preto, coberto de pelos como se fosse uma formiga de veludo. Eu apensa encostei o dedo, e senti uma dor tão forte que sai correndo e deichando o pacote de bolachas ali mesmo. Parecia que havia arrancado a ponta do dedo indicador de tão forte. Cheguei em casa correndo e chorando procurando algo para passar a dor. Ví rápidamente outra espécie aqui no Nordeste da Bahia a alguns anos, mas não deu pra coletar.

Emerson disse...

Minha nossa Senhora,sim é um inseto, mas esta na cadeia dos animais... ¬¬
Vegetal q não vai ser né !?!?
Vai estudar um pouco mais (^^)...

TatiK disse...

Olá!
Uma linda formiga preta, do tamanho destas aí de cima, com duas bolas amarelas na bunda, seria uma destas vespas?
Tatiane kuntz

Willian disse...

Trata-se de uma vespa fêmea sim Tatik.

Formiga-feiticeira. (Hormiga terciopelo - Guatemala; Avispa afelpada - Colômbia; Perrito de Dios, Perrito de San Pedro - Argentina; Isoula - Peru; Cow killers, Cow ant, Mule killer, Velvet ant, Woolly ant - Ing, Mordibulle - Esp). (Ordem Hymenoptera, família Mutillidae). Nome popular dos insetos da família dos Mutilídeos. Possuem seu exoesqueleto bem esclerosado, o que lhe valeu os nomes de formiga-de-ferro e formiga-sete-socos. Com centenas de espécies, possui tamanhos e cores muito variados (Foto.). Sua ferroada é muito dolorida. Apesar do nome alusivo, não pertencem à família das formigas (Formicidae). As formas comumente conhecidas pelos leigos, são os adultos fêmeas, que são ápteros. Os machos são alados e procuram avidamente as fêmeas. Suas larvas são parasitas de insetos. A formiga-feiticeira é usada na prática da feitiçaria, pelos moradores do interior, que consiste em tornar apaixonada a mulher pretendida. Uma das muitas variantes destas praticas, diz que deve-se procurar o local onde a mulher pretendida urinou, para colocar a terra ainda molhada em uma caixa de fósforo e uma formiga-feiticeira; ela ira "morder" a terra, o que causará libido na mulher. Sin: bunda-de-ouro, cachorrinho-de-mulher, chiadeira, formiga-cascavel, formiga-cega, formiga-chiadeira, formiga-conga, formiga-feiticeira, formiga-ferro, formiga-de-onça, formiga-picadeira, formiga-rainha, formiga-rica, formiga-sete-socos, formiga-sozinha, gatinha, formiga-vespa, oncinha, piolho-de-onça, tajipucu.

Unknown disse...

Verdade. Vamos estudar um pouco mais e fazer o Brasil deixar de ser um país de graduados porém analfabetos de conhecimentos

Meury Anjos disse...

Verdade. Vamos estudar um pouco mais e fazer o Brasil deixar de ser um país de graduados porém analfabetos de conhecimentos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...