sábado, 9 de outubro de 2010

Camarão Pistola(Alpheus distinguendus):Um dos animais mais barulhentos do planeta

Esta pequena espécie de camarão (Alfeu distinguendus), pertencente à família Alpheidae cresce apenas de 3 a 5 cm de comprimento, mas não deixe que o seu tamanho te engane, apesar do seu porte é capaz de produzir um som mais alto do que um motor a jato!
Estes crustáceos possuem geralmente uma cor verde-sujo. Eles patrulham as águas rasas dos mares tropicais, como o Mediterrâneo. Eles podem ser facilmente identificados por ter uma garra visivelmente maior. Sua garra desproporcionalmente grande pode ser até a metade do tamanho do seu corpo que faz com que pareça que está usando uma luva de boxe.

O camarão pode ser canhoto ou destro e pode ter a garra especial em ambos os lados do corpo, mas ao contrário das garras regulares dos outros camarões e outros crustáceos, não tem pinça no final da mesma. Ao invés disso, a garra é projetada um pouco como uma pistola com duas partes: um "martelo", que se move para trás em uma posição em ângulo reto, e a outra metade da garra está em uma posição fixa fechada. Quando se libera o martelo, a parte da garra que se encaixa perfeitamente na posição faz o seu movimento em forma de êmbolo na outra metade da garra.
Acreditava-se que o som era gerado quando as duas superfícies batiam uma nas outras. Mas pesquisas têm mostrado que não é o caso. A ação da garra lança um jato de água a até 62 quilômetros por hora que gera uma bolha de cavitação de baixa pressão que explode com um forte estalo. Este fenômeno pode ser explicado pelo princípio de Bernoulli, que afirma que para um fluxo viscoso, um aumento na velocidade do fluido ocorre simultaneamente com uma diminuição da pressão ou uma diminuição de energia potencial do fluido. Em termos mais simples, quando se desloca o líquido acima de certa velocidade, a pressão dentro do líquido diminui. Quando esta pressão cai, ele permite que pequenas bolhas de ar nesses fluidos em movimento rápido expandem e a pressão aumenta fazendo com que as bolhas implodam.
A pressão das bolhas também produz algo conhecido como sonoluminescência, que é causada quando a bolha de cavitação atinge temperaturas superiores a 4700 graus Celsius ou 5000 Kelvin. Isso é quase tão quente quanto a superfície do sol, estimada em cerca de 5800 Kelvin (5.500 ° C)! A sonoluminescência também produz um flash, curto e intenso de luz, com uma duração máxima de 10 nanossegundos e tão curtos como 300 picossegundos (um picosegundo é um trilionésimo de segundo, uma escala de tempo para além da capacidade de medição das ferramentas dos pesquisadores) e que pode ser visto a olho nu.
O processo inteiro do encaixe da garra ao estouro da bolha e o som alto é quase instantânea e ocorre dentro de 300 microssegundos. Os pesquisadores não foram capazes de estudar as habilidades desta criatura fascinante, através de câmeras de ultra-velocidade que fazem 40 mil quadros por segundo.
O camarão usa esse talento inerente para caçar, por isso é chamado de camarão pistola. Ele caça preferencialmente em uma toca e dispara suas bolhas ao passar uma presa. A pressão da bolha é suficiente para atordoar um caranguejo ou até mesmo matar peixes pequenos. Em seguida, ele puxa a captura atordoada para a sua toca e se alimenta dela.
O camarão provou ser uma dura concorrência para os animais maiores, em termos de barulho, como o cachalote (que atinge 230 decibéis). A pressão da sua garra libera um som que pode chegar a 218 decibéis, mais alto que um tiro. Esta espécie, por vezes, também vive em colônias que podem ter um número maior do que 300 membros. Mergulhadores têm testemunhado que as colônias desses camarões produzem um som alto que tem sido descrito como se uma centena de pessoas estalassem os dedos de uma só vez, ou como o crepitar da gordura em uma panela ou como 100 pessoas estourando plástico bolha de uma vez!




2 comentários:

Rodolfo Andrade disse...

Muito interessante. Vi um documentário falando deste camarão na televisão, onde foi considerado o animal mais barulhento do mundo.

Bellfort Pintura Profissional Uberlandia-MG disse...

Muito bom seu texto Decio. A natureza et mesmo algo incrível né? Hehehe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...