quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Você sabe qual é o inseto mais comido por humanos?

É a Cochonilha que refere-se tanto ao corante cor carmim utilizado em tintas, cosméticos e como aditivo alimentar, quanto ao pequeno inseto (Dactylopius coccus) de onde este é extraído.Originário do México, mede de 2 a 5 milímetros de comprimento, é geralmente marrom ou amarelo, e se alimenta parasitando a seiva de cactos e plantas e da umidade ali presente. Dentro da classe dos insetos, as cochonilhas são classificadas na ordem Hemiptera, sendo parentas próximas das cigarrinhas, cigarras e dos pulgões. São conhecidas mais de 67.500 espécies de Hemiptera.
Para defender-se da predação por outros insetos, produz ácido carmínico, que extraído de seu corpo e ovos são utilizados para fazer o corante alimentício que leva seu nome. O pigmento produzido pela fêmeas da cochonilha é usado para colorir alimentos, cosméticos e roupas desde os tempos dos impérios Maia e Asteca.
No Brasil, a cochonilha é também uma praga de jardim. A primeira evidência de que a planta está infestada é o aparecimento de bolinhas brancas que parecem ser de algodão nos caules, próximos às folhas. Elas sugam a planta, roubando sua seiva, alojando-se principalmente na parte inferior das folhas e dos brotos.
As cochonilhas secretam uma substância pegajosa, que deixa as folhas com a aparência de que estão enceradas, e que facilita o ataque de fungos como o fungo fuliginoso. Costuma atrair também as formigas doceiras.
Algumas cochonilhas têm uma casca dura que impede a penetração de inseticidas. Neste caso, é preciso fazer uso de soluções à base de óleo mineral e sabão que, uma vez grudadas à carapaça, impedem que o inseto respire. As melhores alternativas são a Emulsão de Óleo Mineral ou a Calda de Fumo. Caso o controle natural não produza os resultados esperados é necessário a utilização de um inseticida organofosforado.Seu predador natural é a joaninha, assim como alguns tipos de vespas.





7 comentários:

Equipe Alphaa disse...

Ótima matéria !

Já pensou em trabalhar em casa com horário flexíveis e ótimos ganhos ?


Venha conhecer a Equipe Alphaa, a equipe de vendas que mais cresce no ramo do e-commerce.

Visite: http://equipe-alphaa.blogspot.com/

eu disse...

Esse bicho tem muitas pernas pra ser um inseto, os insetos têm 3 pares de pernas.

Deny disse...

Ain, embrulhou o estômago!!!

=(

RaveL disse...

nossaa!! que interessante! já comi vários! sabe como? quando tirava a acerola do pé e ela estava infestada, comia tudo junto, não tava nem aí! acerola, pitanga e etc! nunca me fez mal, vejam só, eu não morri! então não é tão ruim assim! hahahahahaha

Marcelo disse...

Ok, desse inseto se faz um corante. Mas qual é o inseto mais comido por humanos? Já que esse aí do texto não é comido, só se extrai dele um corante.

Nutricaokosher disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nutricaokosher disse...

O corante se extrai esmagando-o com o sangue e tudo que faz parte de sua estrutura do corpo. Usado em corantes para iogurtes (principalmente de morango, onde a coloracao avermelhada e realcada com o carmim de cochonilha), recheio de biscoitos, barras de cereais, sucos de frutas, e em praticamente tudo que tiver cores. E so prestar mais atencao aos rotulos dos alimentos que encontramos nas prateleiras antes de comprarmos.
Dr. Daniel (Nutricionista - SP)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...