terça-feira, 12 de abril de 2011

Você sabe por que a neve é branca?

A neve não seria a mesma se não fosse branca. Uma das razões que as pessoas adoram a neve é ​​porque ela possui várias demãos de branco, fazendo tudo parecer tão puro e limpo. Muitas pessoas ainda se referem à neve como a "coisa branca." Mas parece estranho que a neve deva ser branca. Afinal, se a neve é ​​simplesmente água congelada, faria sentido se a neve fosse transparente. Para entender por que a neve é ​​branca, é importante entender por que o olho humano vê cores em primeiro lugar. A luz visível é composta de diferentes freqüências vibratórias. Cada cor que seu olho vê está em uma freqüência ligeiramente diferente. Diferentes objetos têm cores diferentes, porque as partículas que compõem o objeto têm freqüências diferentes. O objeto irá absorver determinadas cores da luz, mas outros não, e isso é determinado pela freqüência do objeto. As cores que não são absorvidos é que são vistas pelo olho humano.

Para ilustrar isso, pense em uma folha de grama. Você a vê como verde, mas apenas porque ele está absorvendo todas as outras cores da luz. A cor refletida é a cor que você vê. Neste caso, verde. As outras cores da luz são absorvidas pela folha de grama e emitidas na forma de calor (geralmente).No entanto, quando se trata da cor da neve, uma questão ainda permanece. Se a neve é ​​água congelada, e água é clara, transparente, porque a neve é branca? A resposta para isso está na natureza do gelo. Se você pegar um cubo de gelo, você vai perceber que você não pode ver completamente pelo gelo. Ele não é transparente, mas translúcido.

Isto significa que a luz não passa através do gelo em uma linha reta. A luz é dobrada, porque as distâncias entre os átomos em um cubo de gelo não são necessariamente os mesmos. Algumas dessas distâncias não estão nem perto da altura da onda de luz. Isso faz com que os fótons interagem com algumas partes do cubo de gelo e outras não. O caminho da luz é alterado, fazendo com que ela saia do gelo em uma direção diferente da que inicialmente entrou.

A neve é ​​como um monte de cubos de gelos muito pequenos todos juntos em ângulos diferentes, formado por cristais de gelo. Quando a luz entra pela primeira vez na neve, ele caminha através do cristal de gelo que encontrar primeiro, muda de direção um pouco, e passa para o cristal de gelo seguinte. A luz é devolvida de cristal em cristal até que finalmente emerge da neve.

No entanto, ao contrário da folha de grama, que absorveu todas as cores da luz, menos a verde, a neve absorve todas as cores simultaneamente. Quando o comprimento de onda de luz emerge da neve, está relativamente intacto, o que significa que ainda contém todas as cores. Quando todas as cores da luz dentro do espectro visível são combinadas, formam a luz branca. Portanto, o olho humano vê a neve como branca. Em última análise, a neve é ​​branca, porque reflete a luz 'branca'. Esta reflexão é também responsável pelos efeitos de brilho da neve num dia de inverno forte, o que dá a neve uma qualidade quase mágica.


Fonte: http://weather.about.com

3 comentários:

Milis disse...

É realmente interessante esta análise sobre a cor da neve. A gente também acaba entendendo melhor a projeção das cores dos objetos. Ótimo post.

Docsa disse...

É muita ciência sem explicação convincente, eu creio na cor como ela é, se você cortar uma folha de grama vai observar que é verde mesmo, não tem nada de luz e bla´, blá, blá, eu sou real e ciência têm muitas mentiras.

Docsa disse...

É muita ciência sem explicação convincente, eu creio na cor como ela é, se você cortar uma folha de grama vai observar que é verde mesmo, não tem nada de luz e bla´, blá, blá, eu sou real e ciência têm muitas mentiras.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...