sábado, 9 de abril de 2011

Seis mitos sobre os dinossauros

É do conhecimento comum que os dinossauros desapareceram da face da Terra a cerca de 65 milhões de anos atrás. Foi um extermínio em massa que ainda deixa a imaginação das pessoas trabalharem, perguntando como eles viviam, o que comiam e, especialmente, como eles se tornaram extintos. Os geólogos e paleontólogos ainda estão tentando descobrir os detalhes, assim é de se admirar que existam muitos mitos sobre estes fascinantes animais:

01-Todos os dinossauros morreram ao mesmo tempo:

A crença popular é que a extinção dos dinossauros foi causada por um meteoro que atingiu a terra na península de Yucatan, no México a cerca 65 milhões anos atrás, e eliminou todos os dinossauros, ao mesmo tempo. Mas isso significa que todos eles morreram por esse impacto? Mesmo que fosse uma morte terrível para alguns, não significa que todos eles foram eliminados na época. Vamos imaginar por um momento que alguns deles sobreviveram à explosão, em seguida, eles teriam enfrentado situações de fome que teria varrido muitas espécies. Este meteoro teria igualmente produzido uma enorme nuvem de poeira que teria apagado o sol, que por sua vez, teria matado as plantas que os herbívoros comiam, e então acabado o alimentos dos carnívoros que desapareceram da face da Terra. Este processo de extinção deve ter levado milhares de anos, mas o que é milhares de anos, em comparação a 65 milhões de anos.

02 – Os dinossauro foram os únicos animais que se extinguiram:

Os dinossauros, pterossauros e os répteis aquáticos se extinguiram depois da explosão do asteróide que causou energia equivalente a milhões de bombas termonucleares de hoje. Eles não teriam sido as únicas formas de vida que foram erradicadas da face da Terra. A diferença é que, apesar de mamíferos, aves, plantas e invertebrados seguirem o mesmo destino que os dinossauros, a colisão não foi o suficiente para as outras espécies desaparecerem do planeta, e passaram a repovoar a terra e o mar, depois que tudo acabou. Então, havia vida após a explosão que teria extinguido os dinossauros. Isso pode ser comprovado por alguns pássaros e répteis que ainda estão conosco hoje.

03 – Os dinossauros foram os primeiros animais vítimas da destruição maciça:

Os dinossauros não foram os primeiros a ser exterminados por um asteróide. Outro desastre mundial teve lugar a mais de 200 milhões de anos atrás e pode ter sido causado por um impacto de meteoro. Isso foi antes da extinção dos dinossauros e é conhecido como o evento Permiano-Triássico. Este evento foi responsável pela extinção de 70% da terra dos animais na Terra naquela época e 95% da vida marinha. Os sobreviventes deste desastre do Período Triássico, evoluíram para os dinossauros depois de 30 milhões de anos.

04 - Os dinossauros eram prósperos, pouco antes da extinção:

Os dinossauros podem não terem sido tão prósperos antes de sua extinção, como muitas pessoas acreditam. Isto foi mostrado em recente análise do processo em que as espécies se adaptaram aos novos nichos ecológicos, e como a radiação dos dinossauros tinha abrandado tremendamente em meados do período Cretáceo. Isso prova que, na época os dinossauros não foram tão resistentes quanto se pensava. Prova também que os dinossauros eram muito menos diversificados no momento da extinção do que as aves, mamíferos ou mesmo anfíbios. Havia várias espécies de aves e mamíferos que sobreviveram a este holocausto.

05 - Os mamíferos sobreviveram, porque eram mais aptos do que os dinossauros:

Uma criatura não pode ser considerada mais apta do que outro. Isso depende totalmente do seu ambiente. Até os extintos dinossauros se encaixavam muito bem em seu ecossistema. Os herbívoros se alimentavam da exuberante vegetação e os carnívoros alimentavam-se dos herbívoros. Quando o choque e a extinção dos dinossauros aconteceu este deu lugar aos pequenos mamíferos que se tornaram “mais aptos”. Isso se deu devido à escassez de alimentos para os dinossauros, mas certamente o suficiente para manter os pequenos mamíferos.

06 – Os seres humanos podem seguir o destino dos dinossauros:

É verdade que a Terra ainda sofre impactos de asteróides, mas comparados com o que atingiu a Terra no tempo dos dinossauros eles não são muito grandes. O homem poderia seguir o caminho dos dinossauros? Talvez, mas temos algumas coisas que os dinossauros não tinham. Nós temos um cérebro que pode ser usado para planejar algo com antecedência. Hoje temos os cientistas e a tecnologia que nos dá a capacidade de parar um grande meteoro antes de atingir a Terra. Claro que existem outras maneiras de aniquilar-nos da face da Terra, mas talvez com o cérebro que temos, podemos perceber que isso e nunca chegará a ser uma realidade.

Independentemente dos mitos, cientista e pesquisadores têm chegado bem perto do que realmente aconteceu com os dinossauros. Talvez no futuro se revele mais provas, mas hoje o incidente do meteoro parece ser a mais viável. Como todas as coisas que acontecem são um pouco misteriosas, sempre haverá mitos para explicarem estes fatos. Ainda há mistérios sobre esses animais espetaculares que habitaram a Terra e um dia através do estudo e da pesquisa, podemos saber exatamente o que aconteceu com eles, mas enquanto houver seres humanos, haverá muitos mitos sobre estas fascinantes criaturas.


Fonte: http://www.helium.com

17 comentários:

Vune e entetaj disse...

Sem querer ser pedante, mas apenas para acrescentar algo interessante ao texto - deveria se observar que segundo uma determinado tipo de classificação (não sei a denominação, pois não é bem minha área) aves são dinossauros. Pelo que venho acompanhado as novas descobertas mostram dinossauros com penas. Verdadeiros "galinhões" com dentes...

Ciro disse...

Vune e entetaj essa clasificação e a Cladística onde coloca as aves como pertencente a ordem Saurísquios da superordem Dinosauria.

a classivicação total e esta
Dinosauria
Saurísquios
Eusaurischia
Theropoda
Neotheropoda
Tetanurae
Avetheropoda
Coelurosauria
Tyrannoraptora
Maniraptoriformes
Maniraptora
Aviremigia
Paraves
Avialae
aves

virtual disse...

apagado o sol?

virtual disse...

apagado o sol?

cp silk sign disse...

"apagado o sol" diz que a poeira foi tanta que cobriu totalmente o céu, impedindo que os raios solares chegassem ate a superfície, isso se com o impacto, o céu não se incinerar e ficar em chamas por séculos. Não sou 100% fiel a ideia de que um meteoro atingiu a terra e levou a extinção, mas convenhamos, o que teria força suficiente para varrer toda a vida da terra naquela época?

mario disse...

Você esqueceu o mito mais difundido graças aos Flintstones: Que dinossauros e humanos viveram juntos. Ótimo post, mas discordo desse último ponto, que os humanos não serão extintos como os dinossauros porque temos um cérebro capaz de planejar. Do jeito que a humanidade anda podemos ser a causa de nossa própria extinção, basta olhar para catástrofes como Fukushima, guerras, aquecimento global e por aí vai.

Everton Fujimoto disse...

Para a última, seremos todos transformados em zumbies.
Adicionando, vale lembrar que o meteoro, ao entrar na atmosfera terrestre se dividiu em 6 grandes partes e várias outras menores. As marcas dessas 6 maiores partes estão salientes até hoje, e pelo tamanho das marcas, não seria difícil cobrir cerca de 60% do céu da Pangéia.

carlosac_ac disse...

Sempre fui fascinado por dinossauros
Quer ganhar dinheiro na internet conheça esse poderoso sistema que esta mudando a vida de muitas pessoas, inclusive a minha acesse:ganhardinheiro

Aruã Torres disse...

O homem tem um cérebro pra se preparar para fatores externos, mas se esquece totalmente de como ele também é uma ameaça gigante pra vida na Terra.

Muito interessante a postagem sobre os dinossauros, gostei muito.

inoxloxlayer disse...

Como sempre excelente^^

antonio zardinello disse...

Apagado o sol nossa

Diego Cabral disse...

mas se tubarões e baleias são pré- históricos será mesmo que todos dinossauros marinhos foram extintos? por que ate hoje não se foi feito equipamento capaz de estudar as grandes profundidades do oceano!

Douglas d12 disse...

O nome deste sistema de classificação é cladistica, e sim você está certo as aves são dinossauros, na cladistica classifica os animais de acordo com o ancestral comum
Então por exemplo Baleias e ungulados (cavalos, vacas camelos etc, animais de casco) são classificados no mesmo grupo chamado Cetiodarctila

Douglas d12 disse...

Bom... não foi toda a vida na terra que foi extinta, existe pesquisas que mostram que todas as famílias de animais com mais de 20kg foram extintas, mas muitos mamíferos primitivos pequenas aves lagartos cobras crocodilos e quelonios sobreviveram

Douglas d12 disse...

O que ele quis dizer neste último ponto foi ser extinto por um meteoro, tanto e que tem um trecho do texto que diz "...claro existem outras formas da humanidade ser extinta..."

Douglas d12 disse...

Olha primeiro lugar uma epidemia de zumbis é bem improvável, isto é coisa de quem assiste TWD demais (na verdade se fosse realista era para a infestacao zumbis ter acabado nas primeiras semanas do seriado dado a velocidade de contaminação)

Segundo no final do período cretáceo a pangeia já nem existia, 9 que existia era o supercontinente chamado Laurasia ao norte (Am. do Norte Europa e Ásia) e a Gondwana já estava se partindo com a india e a África separados da América do Sul, Antártida e Australia

Caneca Estampada disse...

Eu ainda tenho lá minha dúvida sobre os dinossauros que eram aquáticos. Meteoro caiu, cobriu o sol, e matou vários quebrando a cadeia alimentar. ok! Mas aqueles que viviam no mar, se continuavam tendo seus alimentos, carnívoros e herbívoros. A cadeia alimentar desses continuaram mesmo com o tal meteoro caído. Se isso ocorreu, pode ter eliminado os terrestres com o passar dos anos, mas os marinhos eram pra estarem intactos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...