segunda-feira, 25 de abril de 2011

Será que o Homem de Neandertal acreditava em vida após a morte?

Evidências de um cemitério de provavelmente 50 mil anos, que incluía os restos de pelo menos três pessoas foi descoberta na Espanha, em uma escavação recente.Os mortos parecem terem sido enterrados intencionalmente, com cada homem de Neanderthal colocado com os braços cruzados de tal forma que as mãos estavam perto da cabeça. Restos de outros individuos foram encontrados nesta posição, sugerindo que teve algum significado.

Os Neandertais, portanto, podem ter realizado enterros e possuíam pensamento simbólico antes de os seres humanos modernos terem essas habilidades. O sitio arqueológico, Sima de las Palomas, em Múrcia, sudeste da Espanha, também pode ser o primeiro cemitério conhecido de Neandertais da Europa mediterrânica. "Nós não podemos dizer muito sobre os esqueletos, exceto que supomos que o local foi considerado como algo relevante no que diz respeito aos restos dos mortos", afirmou o pesquisador Michael Walker. "Suas ferramentas e restos de comida, para não mencionar os sinais dos fogos que teriam sido utilizados para iluminar o local, indicam que houve visitação do sitio mais de uma vez."

O Professor Walker, do Departamento de Zoologia e Antropologia Física da Universidade de Murcia, e seus colegas estão trabalhando no local por algum tempo. Até agora eles encontraram enterrado esqueletos de uma mulher adulta jovem, um adolescente ou uma criança e um adulto - possivelmente masculino. "Nós não podemos dizer se estes três indivíduos eram parentes, embora seja provável", disse ele, explicando que o DNA foi danificado, devido à alta temperatura ambiente. "Certamente, a criança tinha ligação com um deles."

Os três esqueletos e as ruínas representam alguns dos mais bem preservados sítios de Neandertais."Essas descobertas são extraordinariamente incomuns", disse Walker.Os restos dos corpos foram encontrados cobertos com pedras. Os pesquisadores acreditam que é provável que os Neandertais tenham intencionalmente colocado as pedras sobre os corpos. Embora não se pode excluir que um acidente tenha matado os três indivíduos, porém, os cientistas acreditam que não seria o caso.

"Eu acho que há indícios suficientes em Sima de las Palomas para pensarmos que três esqueletos teriam sido o resultado de um único acidente aleatório para três cadáveres que escapou à devastação das hienas e leopardos, que estavam presentes no local”, disse Walker.Os ossos queimados de duas patas de pantera estavam incrustados na rocha "em uma área onde não foi encontrado o restante do esqueleto do animal, apesar da sua proximidade com os esqueletos humanos", disseram os autores. Os pesquisadores especulam que as patas foram adicionadas aos corpos antes do sepultamento, talvez significando algum tipo de ritual.

Os restos mortais de seis a sete outros Neandertais, incluindo um bebê e duas adolescentes, também foram escavados no local. Erik Trinkaus, professor de antropologia física na Universidade de Washington em St. Louis é um dos maiores especialistas do mundo em Neandertais. Ele afirmou que "é certamente possível que eles foram enterrados."Ele disse que algumas dezenas de sepulturas de Neanderthais na Europa Ocidental, Europa Oriental e Sudeste da Ásia já foram documentados.Trinkaus acrescentou que os restos mortais encontrados na Espanha vai "fornecer-nos o nosso primeiro vislumbre da forma de todo o corpo de um Neanderthal, assim como amostras adicionais para uma série de aspectos da biologia do seu corpo."


Fonte: http://news.discovery.com/

Um comentário:

tiranada disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...