sábado, 16 de abril de 2011

As formigas são mais espertas em matemática do que alunos do quinto ano?

Os cientistas Zhanna Reznikova e Boris Ryabko pesquisaram uma grande variedade de espécies diferentes em termos de sua capacidade de contar e realizar tarefas matemáticas básicas. Os pesquisadores afirmam que algumas espécies de formigas altamente sociais, como as formigas sequóias, podem trocar informações sobre números de membros da colônia e também realizar operações aritméticas simples.

Reznikova da Novosibirsk State University e Ryabko da Siberian University têm estudado as habilidades de matemática das formigas já há algum tempo. Para algumas de suas experiências anteriores sobre as formigas, os pesquisadores montaram várias geringonças labirinto que mantêm a comida em lugares específicos. Aqui estão alguns esboços que mostram os objetos criados por eles:

“Os experimentos foram tais que as formigas não só se comunicavam sobre o caminho a ser percorrido, mas deixavam para trás uma trilha de cheiro. A fim de alertar outras formigas para a localização do alimento, provavelmente elas podem passar mensagens não sobre o número de locais, mas à distância para ele ou sobre o número de etapas e assim por diante", escrevem os cientistas.

"Mesmo que seja assim, isso mostra que as formigas são capazes de utilizar os valores quantitativos e passar as informações sobre eles. Outra pesquisa mostra que tanto as formigas como as abelhas executam abstração, extrapolação, e outras habilidades da matemática”, acrescentam os pesquisadores.

“As formigas podem realizar operações aritméticas simples com números pequenos. Sugerimos que a aplicação de idéias da teoria da informação e o uso dos sistemas de comunicação natural dos animais altamente sociais podem abrir novos horizontes no estudo da cognição numérica.” Concluem os investigadores.

Os cientistas destacam adicionalmente outros estudos que demonstram habilidades de matemática em vários animais. As aves como os pombos, corvos e os papagaios são particularmente bons em enigmas relacionados a números. (Embora esse talento deva transitar por outros pássaros. Essas três aves podem ser apenas mais fáceis de estudar.) Os primatas não-humanos, tais como os chimpanzés, são bons em matemática, mas as formigas podem ser ainda mais precisas.


http://news.discovery.com

Um comentário:

www.loja.cc disse...

Olá adorei teu blog, Parabéns. Fique a vontade para visitar o nosso “Noelia Sirlene - Dicas &

Curiosidades” e seja um seguidor especial.

www.noelia.com.br
www.noelia.com.br
www.noelia.com.br
www.noelia.com.br
www.noelia.com.br
www.noelia.com.br
www.noelia.com.br
www.noelia.com.br
www.noelia.com.br
www.noelia.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...