quinta-feira, 7 de abril de 2011

Os seres humanos continuam a fazer parte da natureza?

Uma lição que podemos aprender com a natureza é a paciência. A partir do gato doméstico, que fica sentado por horas debaixo de um banco a espera do descuido de um pardal, ou outros animais que ficam imóveis até que algo comestível se descuide, a paciência da natureza é uma virtude. Se algo vale a pena ter, geralmente valeu a pena esperar. Muitas vezes esse "algo" vale a pena lutar muito, mas a natureza vai nos mostrar que a luta contra a morte nunca é uma boa idéia. Mesmo os animais maiores e mais bem armados como o dragão de komodo ou hipopótamo raramente lutam para matar. O homem é o único animal que usa uma ferramenta para ferir o outro da sua espécie (embora os primatas sejam conhecidos por usar ferramentas por outras razões). Algumas pessoas dizem que isto mostra que estamos mais avançados do que o resto da natureza.

A conservação dos recursos é uma outra área de nossas vidas onde nós poderíamos aprender com o mundo natural. A maioria das espécies que vivem em grupos tem uma habilidade inata para limitar a sua procriação em épocas de comida limitada. Algumas espécies, como os esquilos, apenas o macho e a fêmea dominante do grupo é que procriam. Isso assegura a continuação dos melhores exemplos da espécie. Os seres humanos de forma indiscriminada, muitas vezes com menos condições de cuidar de seus filhos tem mais filhos ainda, as competências parentais de qualidade é essencial para qualquer espécie sobreviver ao que parece, exceto os seres humanos. Nós sobrevivemos, apesar dos nossos pais, ou falta de. Aprendemos que a parentalidade pode trabalhar pelo coletivo, através da criação de creches como os suricatos e os elefantes que usam a estrutura da família para cuidar de seus filhotes.

A conservação de energia também desempenha um papel importante na natureza.Muitos animais hibernam durante o inverno, o que incentiva os animais a viver de acordo com suas possibilidades. É claro que os humanos não podem hibernar. Podemos, no entanto, reconhecer que uma sociedade de 24 horas não é o ideal e não somos concebidos para isto. Ser ativo durante o dia e dormir quando cai à noite é o nosso estado natural. Forçar nosso corpo a ser ativo em todos os momentos do dia e da noite, significa que consumimos mais de tudo que nos rodeia. É por estas razões que nos distanciamos do resto do mundo natural gerando enormes problemas de consumo excessivo e incapacidade para alimentar e abrigar a nossa espécie sempre crescente. Nós lutamos contra a natureza em nossa volta, e achamos justo fazer isto, apesar do fato de que cada vez que "ganhamos", na verdade estamos acelerando o nosso fim.



Fonte: http://www.helium.com

Nenhum comentário: