terça-feira, 19 de abril de 2011

Será que os animais têm personalidade?

Pode parecer uma pergunta boba para os proprietários de animais de estimação. Para eles os animais naturalmente têm personalidades. na verdade, os proprietários de animais de estimação são rápidos para anexar personalidades para seus bichinhos. Mas o que os cientistas dizem sobre esse conceito? É possível que animais sejam irritáveis, aventureiros, neuróticos ou mesmo uma mistura dessas características?

Para determinar se os animais têm personalidades, primeiro temos que definir o que é uma personalidade, que é surpreendentemente difícil. Por exemplo, a personalidade pode simplesmente implicar qualquer conjunto de caracteres, ou poderá exigir traços "únicos", "dinâmicos" e "duradouros”. Alguns psicólogos questionam se a personalidade é definível em todos, a julgar pela incoerência de traços nas pessoas. No entanto, os cientistas devem saber o que procurar quando eles tentam decidir se um animal tem ou não. Estudar a personalidade dos animais parece bobagem para alguns, na verdade, os cientistas que estudam o assunto tiveram que superar o ceticismo do mundo acadêmico.

Dr. Samuel Gosling

O Dr. Samuel Gosling vem lutando para expandir a pesquisa na área da personalidade dos animais e ganhou a atenção da mídia por sua pesquisa da personalidade do cão. Gosling e outros a acreditam não apenas que nós podemos estudar a personalidade dos animais, mas que os cães têm de fato personalidades distintas. OK, então provavelmente os cães possuem personalidade, mas e os outros animais menos domesticados? Afinal, os seres humanos gastam tempo com seus cães e deliberadamente manipulam a criação de cães. Será que a Mãe Natureza permite a personalidade prosperar em animais selvagens?

Parus major

Cientistas na Holanda estudaram espécies de aves selvagens, chamadas great tits (Parus major) para descobrir. O estudo incorporou tanto laboratório como observações dos pássaros em seu habitat natural. Seus estudos encontraram personalidades distintas e variadas entre as espécies. Algumas aves apresentaram comportamento agressivo ou aventureiro, enquanto outras eram tímidas. O estudo também encontrou evidências de que a personalidade é herdada geneticamente. Controlar a forma como os pássaros são criados, fizeram com que os cientistas fossem capazes de amplificar certas características. Um cientista por trás dos estudos relata que mais da metade das diferenças nos traços vieram da herança genética. Curiosamente, a seleção natural não teve influência entre uma personalidade ou outra, mas manteve as aves significativamente diferentes.

Outros estudos encontraram traços de personalidade em várias outras espécies, tais como hienas, furões, primatas, aranhas e até peixes. Como a pesquisa cresce, a questão poderia deixar de ser se os animais têm personalidade, mas sim se há alguma espécie que não. No entanto, os céticos questionam a confiabilidade do uso de termos personalidade humana em animais. A idéia da "timidez" significa a mesma coisa quando é aplicada a um ser humano como quando é aplicado a um animal?

Além disso, pesquisadores esperam que os estudos vão lançar luz sobre a personalidade humana. Embora os psicólogos venham estudando a personalidade humana por um longo tempo, estudos da personalidade dos animais têm um grande potencial para lançar luz sobre as pessoas. Nós podemos aprender muito a partir de testes de personalidade que são mais fáceis ou de conduta mais ética em animais do que em seres humanos.


Fonte: http://www.howstuffworks.com/

Um comentário:

Portal disse...

Ola, tudo bem??

Você já conhece o Griloo? O único Agregador de links com Top Ranking da Web? Pois é, agora você tem mais um meio para divulgar seu blog e acompanhar diariamente o seu desempenho, é bastante fácil e simples, basta você se cadastrar, e preencher as informações do seu blog, e enviar seus links diariamente.


Seja um parceiro do Griloo, inauguramos hoje e contamos com a sua participação, coloquei nosso pagerank em seu blog e o selo do Griloo, caso queira manter contato com o griloo, basta adicionar nosso MSN.


MSN:
MSN@griloo.com.br
contato@griloo.com.br
www.griloo.com.br
Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...