terça-feira, 6 de setembro de 2011

Scolopendra gigantea, a gigantesca centopéia da Amazônia

A Scolopendra gigantea ou Centopéia Gigante da Amazônia habita florestas tropicais e subtropicais no norte da América do Sul. Já que não têm uma cobertura de cera em sua cutícula, as centopéias são limitadas a viver em ambientes úmidos, e podem ser encontrados normalmente no solo, serapilheira, ou madeira podre.As centopéias são dorso ventralmente achatadas, e seus corpos são divididos em segmentos bem marcados, cada um dos quais são achatados. Cada segmento do corpo tem um par de pernas, o que significa que há sempre um número ímpar de pares de pernas variando de 21 a 23.
Suas pernas traseiras são espinhosas, a fim de afastar os predadores potenciais. As pernas no segmento de primeiro corpo são modificadas em presas de veneno chamadas maxilípedes que as centopéias usam para caçar seu alimento. Estas mandíbulas terminam em uma garra afiada com uma glândula de veneno aberta. As mandíbulas são usadas para apreender e matar a presa. Elas possuem uma antena muito juntas, com olhos simples ou não, e uma cabeça coberta por um escudo. Seu cérebro é relativamente grande e conectado com uma cadeia ventral de gânglios. A expectativa de vida normal para a Scolopendra gigantea é de cerca de 10 anos, e esta espécie pode crescer até 12 centímetros de comprimento.
A diferença entre os sexos é difícil de detectar, mesmo em adultos. Porque o macho não tem órgãos copuladores, ele deve girar uma almofada de seda pequena e, em seguida, depositar seu esperma nela. Então, a fêmea pega o esperma e coloca seus ovos. Por causa de seu modo de respirar, a Scolopendra gigantea deve viver em ambientes úmidos, como a parte inferior de rochas ou no solo. Depois que seus ovos são colocados, a fêmea cuida da ninhada até os filhotes poderem começar a buscar o seu próprio alimento. As Centopéias Gigantes são carnívoros vorazes e se alimentam de pequenos invertebrados, como grilos, vermes, caracóis e baratas, e também podem comer lagartos, sapos e ratos. O veneno emitido pela picada da Scolopendra gigantea é forte o suficiente para ferir seriamente um ser humano.


Fonte: http://carnivoraforum.com

4 comentários:

Tsunami disse...

Otimo Post.

Divulgue seu Blog no Tsunami de Links e receba um Tsunami de visitas.


http://tsunamidelinks.blogspot.com/

Paulo Augusto disse...

Excelente gerador de visitas para blogs.

Cadastre seu blog aqui: www.zeemp.com

Joana Filipa Matos disse...

Eu moro em portugal e hoje ao ver uma reportagem lembrei me que ha uns anos atras apareceu uma ca em casa e o meu pai matou s so hoje soube o perigo. Nem sei se e frequente em portugal.

Joana Filipa Matos disse...

Eu moro em portugal e hoje ao ver uma reportagem lembrei me que ha uns anos atras apareceu uma ca em casa e o meu pai matou s so hoje soube o perigo. Nem sei se e frequente em portugal.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...