quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Cientistas sugerem que ouro da Terra veio do espaço

Durante a formação do nosso planeta o ferro afundou-se para o seu interior originando o núcleo terrestre. Com o ferro foram arrastados a maioria dos metais preciosos da Terra como o ouro e a platina. Os metais preciosos presentes no núcleo davam para cobrir toda a superfície terrestre com uma camada de 4 metros de espessura.
Apesar deste fenômeno, muitos destes metais são surpreendentemente abundantes em partes acessíveis do planeta. Uma nova teoria afirma que os metais preciosos foram transportados para a Terra através de um fluxo de meteoritos que atingiu o planeta após a formação do núcleo.Para testar esta teoria Matthias Willbold e Tim Elliott da Universidade de Bristol analisaram rochas da Groenlândia com 3.8 bilhões de anos, recolhidas por Stephen Moorbath, da Universidade de Oxford.Estas rochas antigas fornecem uma janela única da composição do nosso planeta no período após a formação do núcleo e antes do suposto bombardeamento de meteoritos.
Os investigadores determinaram à composição de tungstênio isotópico destas rochas. O tungstênio (W) é um elemento muito raro e como o ouro e outros metais preciosos deverão ter entrado no núcleo quando da sua formação. Os isótopos funcionam como impressões digitais da origem dos materiais. Desta forma, a adição de material proveniente de meteoritos a Terra deixaria uma marca na composição do isótopo de tungstênio. Willbold observou diferenças entre os isótopos deste elemento presente nas rochas antigas e nas rochas modernas. Esta diferença apesar de pequena é significativa o que fundamenta a teoria de que o excesso de ouro acessível na Terra é conseqüência de uma intensa chuva de meteoritos.
Posteriormente, processos geológicos formaram os continentes e concentraram os metais preciosos e tungstênio nos depósitos de minério que são explorados atualmente.“O nosso trabalho mostra que a maioria dos metais preciosos na qual se baseia as nossas economias e muitos dos processos industriais foram adicionados ao nosso planeta quando a Terra foi atingida por meteoritos”, concluiu Willbold.


Fonte:http://www.nature.com

Um comentário:

Paulo Augusto disse...

Excelente gerador de visitas para blogs.

Cadastre seu blog aqui: www.zeemp.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...