domingo, 11 de setembro de 2011

Quais animais são mais letais,as serpentes venenosas ou os Dragões de Komodo?

Os dragões de Komodo (Varanus komodoensis) fazem jus à sua reputação de ferozes. Eles vão atacar e devorar um ser humano mesmo quando não provocados. Eles fazem parte de um grupo de lagartos conhecidos como monitores, e são os maiores lagartos do mundo. O maior Dragão de Komodo já medido possuía mais de 3 metros de comprimento e pesava cerca de166 kg. O tamanho médio no estado selvagem deste lagarto é de cerca de 2,5 metros de comprimento e 91 kg . Para se ter uma idéia de quão poderoso essa criatura é, considere que quando um destes animais de 54 kg que vive no Zoo de Londres precisou de um exame de sangue, foram necessárias duas pessoas para segurar sua cauda.Um Dragão de Komodo pode consumir cerca de 80 por cento do seu peso corporal em 20 minutos. Ele pode engolir pedaços enormes de cada vez porque sua mandíbula e o crânio são flexíveis, como o de uma cobra.
Suas presas incluem galinhas, javalis, veados, cabras e animais tão grandes como búfalos. Ocasionalmente, ele vai caçar um ser humano. O Komodo é um lagarto que só atacam presas maiores do que eles. Regularmente atacam outros dragões.Cerca de um décimo da dieta do Dragão de Komodo são outros Komodos .Não há muitos animais que podem sobreviver a um ataque de Komodo. Um ser humano e outro Komodo são praticamente os únicos. Este animal está em extinção, e existem cerca de 4.000 na natureza, sendo que ele está no topo da cadeia alimentar no seu habitat.Mas o que é que torna este lagarto um bom predador?Com cerca de 60 dentes, serrilhados de 1 cm de comprimento como os de um tubarão, o dragão de Komodo é um predador brutal. O brilho real no sistema de ataque do Komodo, porém, reside na garantia de que sua presa quase sempre morre dentro de poucos dias. O Komodo espera pacientemente, seguindo-o por quilômetros e, em seguida, localiza o animal morto pelo seu cheiro.
Como a maioria dos lagartos - e cobras, os dragões de Komodo têm um ótimo senso de olfato. Mas não é o tipo de cheiro que a maioria de nós esta familiarizado. Como uma cobra, um Komodo "cheira" através da recolha de ar de sua língua bifurcada. Usando este método, ele pode detectar um animal morto em até 8 km.Até recentemente, os cientistas tinham certeza que eram as bactérias na boca do dragão que matavam a sua presa dentro de alguns dias após um ataque. É uma explicação muito boa. A saliva do dragão de Komodo pode conter cerca de 50-80 bactérias diferentes. Como as bactérias mais mortais entram na corrente sanguínea através da mordida, a infecção bacteriana e morte são garantidas. Mas pesquisas recentes sugerem que pode haver outra possibilidade também.
Em 2005, os cientistas concluíram que os dragões de Komodo (na verdade, todos os lagartos monitor, bem como iguanas) produzem veneno, e não apenas uma fonte de bactérias mortais Os pesquisadores começaram a olhar especificamente para o veneno em Komodos porque eles acreditavam que era pouco provável que uma infecção bacteriana pudesse matar um animal em menos de um dia ou dois. Agora um estudo concluiu que há veneno na saliva do Komodo,e este veneno, e não um poderoso cocktail de bactérias, é o que faz com tanta confiabilidade os Komodos letais.O que nos traz à questão inicial: o que é mais venenoso, as cobras mais letais ou os dragões de Komodo? Uma coisa é certa; Uma mordida de Komodo vai matar um animal dentro de alguns dias, enquanto um animal mordido por uma cobra vive apenas por alguns minutos. Mas a boca de um dragão de Komodo ainda é inegavelmente mais fatal.


Fonte: http://animals.howstuffworks.com

3 comentários:

Surprise Link disse...

Convido você a participar do agregador de links www.surpriselink.com, você vai se surpreender...
Para ser nosso parceriro e trocar banner clique AQUI

ramon disse...

Boa noite,

Venho por meio deste contato lhe convidar a conhecer o novo agregador Toneladas http://toneladas.blog.br/

Estaremos iniciando nossas atividades no dia 16/09 e gostaríamos de estrear com matérias do seu blog.

Cadastre-se e nos envie sua matéria http://toneladas.blog.br/usuarios/cadastro.php

Aguardamos seus links!

Atenciosamente,
Equipe Toneladas
http://toneladas.blog.br/
http://twitter.com/#!/_toneladas
https://www.facebook.com/agregador.toneladas

Paulo Augusto disse...

Excelente gerador de visitas para blogs.

Cadastre seu blog aqui: www.zeemp.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...