domingo, 16 de janeiro de 2011

Você sabia que as libélulas podem voar até 97 km/h ?

A libélula pode voar até 97quilômetros por hora, o que a torna um dos insetos mais rápidos do planeta. Curiosamente, as libélulas só têm suas asas por cerca de 3 a 4 semanas de sua vida útil.As libélulas depositam seus ovos em pequenas lagoas ou outros corpos de água e passam a maior parte de suas vidas na fase de larva (até 3 anos, dependendo da espécie),até que passam por um processo de metamorfose onde crescem as suas asas. Então, quando você encontrar uma libélula com asas, você já sabe que seus dias estão contados. As jovens libélulas apresentam um apêndice especial sobre suas cabeças que eles usam para espetar os peixes pequenos ou larvas, tornando-os insetos predadores praticamente desde o nascimento. Na fase adulta, (ou fase alada), quando você vê duas libélulas perseguindo um à outra, é muitas vezes dois machos brigando, pois os machos são conhecidos por serem muito territorialistas. Quando você vê duas libélulas grudadas ao voar... Bem, esse é óbvio, vamos dizer, o amor está no ar.
Sendo um inseto que pode voar a 97 km / h e ter uma visão de 360 graus, não há muitos predadores naturais que possam pegar a libélula, no entanto, existem alguns. Entre eles estão os sapos, que utilizam um rápido movimento da sua língua para pegar a proteína saborosa que constitui a libélula. Muitos tipos de sapos podem jogar a língua para fora e voltar em menos de uma fração segundo, que é mais rápido do que a maioria dos olhos na natureza pode seguir o movimento, muito menos fugir.

Mais curiosidades sobre as libélulas:

*As libélulas Adultas têm sido úteis no controle de populações de mosquitos. Os mosquitos são uma das suas fontes alimentares.
*O maior fóssil de libélula (um dos primeiros) tinham uma envergadura de quase três metros. Isso o torna o maior inseto voador na história conhecida.
*Uma das características mais distintas das libélulas são seus olhos multifacetados. Devido ao seu grande porte a libélula adulto pode ver 360 graus em torno dela em todos os momentos.
*Existem cerca de 5.000 diferentes espécies de libélulas em todo o mundo, exceto na Antártida.
*As libélulas são conhecidas como insetos benéficos porque comem muitos insetos nocivos como os mosquitos, formigas, cupins e até mesmo borboletas, aranhas, etc...
*As libélulas não prejudicam as pessoas. Eles não mordem e não picam.
*As libélulas voam em movimento em todas as direções, para frente, para trás, para cima e para baixo. Eles também podem parar no ar.


Fonte: http://www.todayifoundout.com

3 comentários:

Juliana disse...

Oh, existe uma situação óbvia onde as libélulas mordem sim! Hahaha! Claro, quando se tenta manuseá-las! No mais, são totalmente pacíficas e fogem. Existe até uma foto no flickr de um homem que quis manusear a libélula para tirar algumas fotos e, bem, a ponta do dedo sangrou! A mandíbula dessas criaturinhas é realmente forte (se procurar por "dragonfly mouth" no Google, entre no álbum da foto de uma boquinha escancarada de uma libélula de olhos esverdeados. A foto a seguir é do ferimento)! As poucas vezes que fui segurar uma gentilmente para tirar uma foto de seus fantásticos olhos também fui recebida com mordiscadas doloridas! Quem mandou sermos enxeridos, hein? Hahaha! Ótimo post! Abs!

Luan disse...

Sempre, digo sempre! Que aparece uma libélula aqui em Floripa, no dia seguinte ou horas depois é certeza que vai vir vento-sul com tempestade.

Heroes Teens disse...

E quando elas pousam em você? Se deixar ela morde também?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...