terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O passageiro assassino

Este besouro japonês está certamente condenado. Ele transporta um passageiro letal. O ovo branco incrustada em sua pronoto é o ovo de uma mosca parasitóide, a Hyperecteina aldrichi. Um parasitóide é um inseto parasita que mata seu hospedeiro, normalmente um parasita vive de forma regular com seu hospedeiro sem matá-lo. A maioria das moscas da família Tachinidae são parasitóides de outros insetos. A mosca Hyperecteina aldrichi foi introduzida nos EUA vindas do Japão durante a década de 1920 como um controlador biológico dos besouros japoneses Popillia japonica. A mosca é um inimigo natural desses besouros no Japão.
A relação entre as duas espécies é bastante típica de parasitóides. Em julho, uma mosca fêmea coloca um ou mais ovos na cutícula dorsal do tórax do besouro japonês. Ocasionalmente vários ovos podem ser depositados, mas nunca mais do que dois de cada vez.
Após a eclosão, a larva da mosca penetra na musculatura de vôo de seu hospedeiro. À medida que a larva se alimenta, ele ordena uma mudança comportamental no besouro, que compulsivamente se enterra no solo e, em seguida, morre enquanto a larva continua a comer seus tecidos. Ao se enterrar no solo o besouro dá a larva da mosca, um lugar protegido para poder pupar no interior do hospedeiro, onde hiberna. A mosca adulta emerge no início do verão, quando os besouros adultos japoneses também saem de sua crisálida.
Os besouros japoneses foram introduzidos acidentalmente no nordeste dos EUA no início do século 20. A espécie é famosa não só pelos danos infligidos pelos adultos nas folhas, mas também pela destruição que as larvas causam nas raízes dos gramados, incluindo aqueles usados nos campos de golfe. Após a eclosão dos ovos no solo durante o verão, as larvas se alimentam de raízes de gramíneas e, em seguida, se enterram entre quatro e oito centímetros de profundidade no solo, transformando-se em pupas, onde hibernam. Os besouros adultos emergem das pupas subterrâneas em junho ou início de julho.


Fonte: http://wildparty.typepad.com

Um comentário:

Felipe de Avila disse...

Tem um Blog? Quer Vende-lo? Acesse:
http://comprarblog.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...