sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Dobsonfly,o rei dos insetos

Este é um Dobsonfly ampliado 10 a 500 vezes
O Dobsonfly, também conhecido como "O Rei dos insetos" pela sua característica real e presas intimidadoras, é um inseto da subfamília Corydalinae, parte da família Corydalidae megalopteran. A espécie mais conhecida é o Corydalus cornutus,também chamado de Dobsonfly Oriental. Este é um inseto muito escuro, encontrado na América do Norte e América Central. Seus parentes mais próximos são os fishflies.1-4.Macho e fêmea Corydalus cornutus mostrando a morfologia da mandíbula. 1. Macho típico, 2. Fêmea típica, 3. Macho com mandíbulas longas, Jefferson County, Missouri, 4. Macho com mandíbulas relativamente curta, Cooper County, Missouri.

Tanto o macho quanto a fêmea do dobsonflies pode atingir até cinco polegadas (12,5 cm), medido a partir da ponta das suas garras para as pontas das quatro asas. Sua envergadura pode ser o dobro do comprimento de seu corpo. As asas são densamente revestidas de interseções. Quando não estiver em uso, as asas são dobradas ao longo do comprimento do corpo. As Dobsonflies têm antenas segmentadas semelhantes a formigas e vespas.

Embora tanto macho quanto fêmea tenha as mandíbulas afiadas, as do macho adulto são realmente grandes - até 1 polegada (25 mm),porém são usadas exclusivamente durante o acasalamento, onde os machos agarraram as fêmeas durante a cópula.As dobsonflies fêmeas, no entanto, possuem poderosas tenazes que podem infligir picadas dolorosas.

Não obstante a incapacidade do macho para infligir dano quando ameaçado, ao levantar a cabeça, exibe suas mandíbulas ameaçadoramente. Elas não são venenosas, mas possui um irritante, spray com odor fétido que utiliza como uma defesa de última hora.



Fonte: http://oddanimals.com/

10 comentários:

Juliano Bonato disse...

Sou do Sul do Brasil e já encontrei esses insetos nas matas daqui. Até tive alguma dificuldade pra identificá-lo, mas em outro blog obtive a informação de que se trata de um Neoptera. Só não conhecia o nome "popular" dele. Bom post, lindo inseto!

Shanna disse...

Uma vez, uma coisa dessas entrou no meu quarto e eu tive de pegar uma toalha pra botar ele pra fora! E o bicho ainda fez um furinho na toalha! (Graças a Deus que não foi na minha mão!)

ederm9 disse...

Aqui na minha cidade tem esses inseto, moro no sul do estado de SP

Rafael disse...

Essa porra é imune a veneno de inseto... e só morre na terceira chinelada. Sei que nao devia matar o pobre coitado, mas ele sempre coloca muito medo. hauahuhauahuahahu

Betinha Cris disse...

Encontrei esse blog aqui e resolvi comentar, tambem me encontrei com esse inseto aqui em Goiânia-GO. Como disse o Rafael, ele só morre na terceira chinelada heheh. A fêmea fez um furo na minha mão, deixando dois pontinhos, pensei, se essa com a presa pequena faz isso, imagina esse grande.

Ronald Anchite disse...

Caraca..... me deparei com um desses no Hotel Fazenda do Arvoredo, em Barra do Piraí - RJ

Vinícius Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vinícius Carvalho disse...

http://www.flickr.com/photos/57314595@N08/6813014316/in/photostream
Achei esse bicho, tirei várias fotos dele, Aqui esta uma..

heloisa disse...

nos aqui do sul de minas na cidade de estiva nos deparamos com este inseto muito grande com antenas gigantescas que nos deixou com muito medo so hoje dia 25/04 de 2012 eu e meus filhos encontramos o nome verdadeiro deste inseto. pois procurávamos o nome de uma barata d'agua que entrou em casa fugindo da gata mimi que enlouqueceu quando deparou-se com o monstrengo.Ela nao deu muita sorte.
heloisa.

Clau disse...

Eu e meus filhos encontramos uma fêmea hoje aqui em Piracicaba,em uma ponte sobre o Rio Piracicaba. Era assustadoramente grande e agitava rapidamente suas presas quando tentamos chegar perto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...