sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Os maiores e os menores insetos do mundo

Os maiores Insetos:

Megasoma acteon

Existem várias maneiras diferentes de medir o tamanho de um inseto, a maioria das pessoas consideram que o maior inseto é o mais volumoso, neste caso, o campeão é o besouro Acteon (Megasoma acteon) da América do Sul, os machos podem ter 9cms de comprimento,5cms de largura e 4cms de espessura, Por um outro lado, há um sério desafio para o inseto mais pesado do mundo.

Deinacrida heteracantha

Por exemplo, o Deinacrida heteracantha fêmea pode pesar até 70 gramas.
Titanus giganteus
Outro concorrente ao título é um besouro extremamente raro da América do Sul chamado Titanus giganteus, estes gigantes podem ter um comprimento do corpo (não incluindo as antenas) de mais de 16cms.Outro besouro, Dynastes hercules também é conhecida por atingir 16cms de comprimento, embora não seja muito pesado.
Dynastes hercules
No entanto outros insetos são maiores em outras maneiras, o maior inseto do mundo é o Pharnacia kirbyi, as fêmeas podem ter mais de 36 centímetros de comprimento. Alguns lepidópteros têm uma envergadura tão grande como 32 centímetros e uma área de mais de 300 centímetros quadrados.

Pharnacia Kirbyi

Os menores insetos:

Há um número incrível de insetos muito pequenos no mundo, muito mais do que os gigantes. Muitos besouros possuem menos de um milímetro de comprimento, e os norte-americanos Nanosella fungi de 0.25mm, é um sério candidato ao título de menor inseto do mundo.

Nanosella fungi

Outras ordens de insetos que contenham membros extremamente pequenos são os dípteros (moscas verdadeiras) e Collembola (colêmbolos).

Mosca de fadas
Há também as pequenas Hymenopteras, especialmente na Superfamília Chalcidoidea, como as moscas de fadas, da família Myrmaridae e o Alaptus magnanimus, com 0,21 milímetros de comprimento que já se imaginou serem os menores insetos do mundo. entretanto outro parasita Hymenoptera agora detém o recorde.
Alaptus magnanimus

O Megaphragma caribea de Guadalupe, medindo 0,17 milímetros de comprimento, é provavelmente o menor inseto conhecido no mundo.

Megaphragma caribea

Fonte: http://www.earthlife.net/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...