terça-feira, 11 de janeiro de 2011

As inacreditáveis aranhas do mar

As aranhas do mar, também chamadas de Pantopoda ou picnogonídeos, são artrópodes marinhos da classe Pycnogonida. São encontradas principalmente no Mediterrâneo e no mar do Caribe, bem como no Ártico e Oceanos da Antártica. Há mais de 1300 espécies conhecidas, que variam em tamanho de 1 a 10 milímetros para mais de 90 cm em algumas espécies de águas profundas. A maioria é menor e vive em profundidades relativamente rasas, no entanto, eles podem vir a ser bastante grande em águas antárticas.
Apesar do nome de "aranhas do mar” elas não são verdadeiramente aranhas, ou até mesmo aracnídeos, sua classificação tradicional como chelicerates coloca-as mais perto das verdadeiras aranhas do que dos outros conhecidos grupos de artrópodes, como insetos e crustáceos. No entanto, evidências genéticas sugerem que elas podem ser até mesmo parentes próximos de todos os artrópodes vivos.
Esses pequenos animais vivem em diferentes partes do mundo, da Austrália, Nova Zelândia e na costa do Pacífico dos Estados Unidos, no Mar Mediterrâneo e no Mar do Caribe, além dos pólos norte e sul. Elas são mais comuns em águas rasas, mas podem ser encontrados em profundidades como 7.000 metros e vivem em habitats marinhos e estuarinos.Elas estão bem camuflados debaixo das pedras e entre as algas que são encontrados ao longo das costas.
As aranhas do mar são carnívoras e se alimentam de cnidários, esponjas, poliquetas e briozoários. As aranhas do mar são geralmente predadoras ou necrófagas (Em biologia chamam-se detritívoros ou necrófagos aos animais que se alimentam de restos orgânicos). Elas, muitas vezes, inserem o seu probóscide, um apêndice usado por muito tempo para a digestão dos alimentos, em uma anêmona-do-mar para sugar o seu alimento. A anêmona-do-mar, grande em comparação ao seu predador, quase sempre sobrevive a esse calvário.



Fonte: http://arthropoda.wordpress.com


Um comentário:

Leo Souza disse...

Oi, quer fazer uma troca de banners? Se aceitares, é só deixar um comentário no meu blog que eu adiciono o seu por lá.

Abraços

http://sucuarana.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...