domingo, 30 de janeiro de 2011

A supreendente tartaruga gigante de casco mole de Cantor

A Tartaruga gigante de casco mole de Cantor (Pelochelys Cantorii) ou tartaruga gigante asiática é uma espécie de tartaruga de água doce. A tartaruga tem uma cabeça grande e olhos pequenos perto da ponta do focinho. A carapaça é suave e cor de oliva. Os filhotes podem ter carapaças escura com manchas, e cabeças com tons de amarelo.
Estas tartarugas podem crescer até 6 pés (cerca de 2 metros) de comprimento. A Pelochelys é um predador de emboscada e é principalmente carnívora, alimentando-se de crustáceos, moluscos e peixes (apesar de que algumas plantas aquáticas também podem ser comidas). A tartaruga gasta 95 por cento de sua vida enterrada e imóvel no fundo dos rios, apenas com os olhos e a boca saliente na areia. Vai a superfícies apenas duas vezes por dia para tomar um fôlego, e coloca de 20 a 28 ovos (com cerca de de 3,0 a 3,5 centímetros de diâmetro) em fevereiro ou março nas margens dos rios.
A tartaruga é encontrada principalmente no interior de rios lentos. Existem algumas evidências de que seu alcance se estende a áreas costeiras também.A tartaruga vivia por toda a Índia, Bangladesh, Birmânia, Tailândia, Malásia, Camboja, Vietnã, China, Filipinas, Indonésia, Papua Nova Guiné, Sumatra, Bornéu e Java ocidental,no entanto, atualmente a tartaruga é considerada em extinção, e desapareceu em grande parte desses locais. Até recentemente, foi visto pela última vez no Camboja em 2003. Em uma pesquisa de 2007 de uma área do rio Mekong, no Camboja, a tartaruga foi encontrada em abundância ao longo de um curto trecho de 30 milhas (48 km) do rio.A tartaruga gigante de cantor é mole não deve ser confundido com a Pelochelys bibroni ou outras tartarugas de carapaça mole gigante.
A Pelochelys cantorii, é um dos animais mais incomuns na terra e certamente uma das tartarugas que apresenta uma peculiaridade, a falta de um casco rígido. Contudo poucos povos viram ou sabem sobre ela. Não é uma tartaruga de mar, ela prefere habitar o interior, perto dos córregos e dos pantanais.



Fonte: http://www.iucnredlist.org

3 comentários:

F.Moraes disse...

Até as tartarugas da india sao esquisitas.

Gilberto Brzozovski disse...

muito bom, ao que sei, nem a tv falou sobre esta tartaruga totalmente diferente, a o post foi muito bem detalhado, parabens.

Marcia disse...

Escobar achei uma dessa na rua de casa,não sei de onde ela veio,então coloquei em uma bacia funda e ta aqui até hoje,mas é pequena não muito,fui colocar comida e ela me mordeu,liguei para o bombeiro vir buscar e nada,acho que ficarei com ela ou vou doa-la ao Ibana.é igualsinha a da foto.O que mas posso fazer por ela.abraços.Alessandra.Belém/Pa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...