sábado, 21 de agosto de 2010

Gerbil egípcio um animal mais do que raro

Nós sempre ouvimos que as condições ambientais afetam a evolução das espécies, mas raramente vimos um exemplo tão óbvio como no Gerbil egípcio.O Gerbil Pigmeu do Egito (Jaculus, Jaculus) é o resultado de milhares de anos de evolução de uma espécie que teve de se adaptar ao ambiente onde vive. Sua aparência é uma mistura de rato, galinha, coelho, canguru ... fazendo com que esse animal maravilhoso, se pareça mais com uma caricatura do que qualquer outra coisa.
Este pequeno roedor da família Dipodidae, com um peso médio de 3,2 gramas, vive no deserto Norte Africano. Com uma cor amarela que faz com que passe despercebido na areia, tem longas pernas traseiras que o ajudam a fugir com saltos poderosos e esconde seu pequeno corpo em qualquer buraco ou rachadura em um salto.
O Gerbil do Egito é certamente uma das maravilhas mais espetaculares da natureza. Sua aparência, incrível é o sonho digno de um animador da Pixar. Suas pernas longas permitem-lhe dar grandes saltos, limitando o contato com a superfície quente, enquanto as grandes orelhas dão-lhe um excelente meio para irradiar calor corporal. Naturalmente, esses requisitos variam dependendo da sub-espécies, por exemplo, encontramos alguns com orelhas longas, maior que seu próprio corpo e outros com orelhas menores mas de pelo mais fino.
Existem outras sub-espécies deste animal que apresentam características diferentes. Uns com uma pelagem mais fina, ou com pernas ainda maiores e com orelhas grandes, que pode detectar o menor ruído, além de irradiar o calor corporal.


Existem também o Gerbil Pigmeu na Ásia onde você pode encontrar o Gerbil Pigmeu 5 dedos ou a linha de Gerbil Pigmeu de cauda, ambos são listadas como ameaçadas de extinção. Das nove espécies desses roedores que são divididas em cinco gêneros, o mais popular é o Gerbil do Egito, utilizado como animal de estimação em países como os Estados Unidos, Canadá e também na Europa. Espero que um dia essa moda frívola não acabe com esta maravilhosa espécie.

video

Fonte:http://www.anfrix.com/

5 comentários:

Jota Diogo disse...

Oiii, gostei do seu blog, vc aceita parcerias???
http://divulgapensamentos.blogspot.com/
passa no meu e deixa um recado c aceitar pra gente trocar banner/ link
abrazz

lorry disse...

Ele é, com certeza, a coisinha mais linda que já vi!!! Ganha até da Toupeira Dourada....

'tatii disse...

Que bonitinho. *.*

Anderson Omori disse...

parece o Piu Piu com rabo.

Ana Luana disse...

Excelente post! Divulgue outros assim neste agregador:

http://twixar.com/6tt

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...