quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Seis Interessantes exemplos de animais que utilizam proteses

Os animais geralmente quando perdem algum membro são sacrificados ou morrem em decorrência deste fato,no entanto, existem algumas pessoas que através de seu amor e dedicação conseguem com esforço recuperar a mobilidade desses seres utilizando próteses, veja baixo 06 exemplos interessantes de animais que utilizam próteses:
1.Tonka, a tartaruga sobre Rodas :
A tartaruga Tonka perdeu a mobilidade das pernas após ser mordida por um cão, membros da Peninsula Humane Society colocaram um conjunto de rodas de brinquedo para que ela pudesse andar.
De repente, Tonka estava novamente andando! Lentamente, é claro. E então, dias depois, quando sua imagem apareceu em um jornal da, essa ação foi aprovada quase que imediatamente.

2. Molly, um pônei com uma perna protética:
Molly é um pônei cinza salpicado que foi abandonada por seus proprietários quando o furacão Katrina atingiu o sul da Louisiana. Molly, então, passou semanas vagando após a catástrofe de 2005, antes de finalmente ser resgatada e levada para uma fazenda abandonada onde os animais foram armazenados. Enquanto estava lá, ela foi atacada por um pit bull terrier e quase morreu.
Sua perna dianteira direita estava muito danificada e infeccionou. Os Veterinários já estavam desistindo de Molly, e parecia que ela iria ser sacrificada, mas o cirurgião Rustin Moore conheceu Molly e ele mudou a sua situação. Ele percebeu como o pônei teve o cuidado de deitar-se em lados diferentes, para não criar feridas, e como ela permitiu que as pessoas lidassem com ela, Moore concordou em amputar a perna abaixo do joelho e um membro artificial temporária foi colocado. Molly saiu da clínica andando, e agora é uma inspiração para as crianças e os cavalos ao redor do mundo.

3.Motala, o elefante com um prótese na perna:
O elefante Motala pisou em uma mina terrestre perto da fronteira entre a Tailândia e a Birmânia, em 1999. Veterinários foram capazes de reparar a perna da frente, mas ficou muito mais curta do que as outras. Com a ajuda de amigos do Hospital do Elefante Asiático na Tailândia, Motala começou a usar uma prótese em 2005. A prótese é um saco cheio de aparas de madeira, que repara a sua perna danificada. Ele aceitou a muito bem a situação, e ainda está usando o mesmo tipo de perna protética.

4.Stumpy, o canguru com uma prótese :
Stumpy o canguru vermelho vive em Ohio, no santuário da Sociedade Internacional de Kangaroo. Ela tem apenas uma perna. Veterinários da Universidade de Ohio criaram um membro artificial para ela. Dr. David E. Anderson, Professor de Cirurgia e Alimentação Animal, da Faculdade de Medicina Veterinária e Nitsch Richard, um ortopedista licenciado pela American Orthopedics, criaram uma prótese e introduziram uma mola para reproduzir o movimento natural de um canguru.

5.Fuji, o golfinho com um rabo de borracha :
Durante décadas, o golfinho Fuji recebeu visitas em um aquário de Okinawa, até uma doença misteriosa começou a corroer sua barbatana caudal. Para salvar sua vida, quase toda sua barbatana caudal teve que ser amputada.
A cauda de um golfinho é o seu motor, sem ela, os golfinhos não podem nadar saltar ou mergulhar, os engenheiros da Bridgestone Tire Company trabalharam para projetar um rabo de borracha para Fuji. Os primeiros desenhos não funcionaram corretamente ou tiveram algum outro inconveniente. Finalmente, Fuji aceitou o design da terceira cauda, feita de borracha de silicone com um revestimento de espuma, e foi capaz de nadar quase tão bem quanto um golfinho normal.

6.Uzonka, a cegonha com um bico Protético:
Quando o bico de uma ave é danificado, ele pode não ser capaz de comer, beber ou caçar adequadamente e poderão morrer em conseqüência disso. Uzonka a cegonha teve seu bico danificado por agressões humanas. Ela recebeu uma prótese depois de cinco operações preparatórias e está sob os cuidados de um hospital veterinário em Uzon, Romênia.

Fonte: pictzz.blogspot.com

3 comentários:

Murilo Bragança disse...

Destes 6 casos, apenas 2 animais tiveram partes amputadas devido a ação humana - e uma ainda indireta, por causa de minas terrestres.
Mas nestes 6 casos, os 6 animais puderam ter uma segunda chance graças ao altruísmo do ser humano.
Muito bonita esta reportagem. ^^

Veronica disse...

Que post lindo.....
É legal para mostrar para crianças que tambem usam proteses.
Mostrar que mesmo faltando uma parte podemos levar uma vida normal

aahollas disse...

Tenho um amigo que é especialista em criação de próteses para animais, tendo criado protese até para panda. o site é http://www.orthopets.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...