domingo, 31 de julho de 2011

Você sabia que a Terra está ficando cada vez mais redonda?

Uma nova análise feita na Terra permitiu verificar que tem havido um aumento das medidas terrestres na região equatorial que é causado principalmente pelo degelo na Groenlândia e na Antártida. Cientistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos revelaram, num artigo publicado na “Geophysical Research Letters”, que, por ano, as duas regiões polares perderam juntas 382 bilhões de toneladas de gelo, que, derretido, segue em direção às áreas equatoriais e modifica a distribuição de massa na Terra.
Esta conclusão coloca um ponto final num mistério que já durava duas décadas, quando se percebeu que o formato da Terra, achatado nos pólos, vinha sofrendo alterações, tornando-se mais arredondado. A forma achatada deve-se ao fato de que, há 22 mil anos, vários quilômetros de gelo cobriam boa parte do hemisfério norte, pressionando a superfície para baixo. Com o degelo ao longo dos séculos, a pressão sobre a superfície diminui e o solo voltou a expandir-se nos pólos, fazendo com que o planeta ficasse mais esférico.
Segundo esta nova análise, a zona do Equador está aumentando 71 centímetros por década, sendo que, atualmente, a distância até o centro da Terra (o raio terrestre) a partir do Equador é 21 quilômetros maior do que nos pólos. Contudo, os especialistas acreditam que, com o tempo, a massa do planeta vai readequar-se.


Fonte: http://www.cienciahoje.pt/

Um comentário:

Surprise Link disse...

Parabéns pelo post

Conheça o novo agregador de links www.surpriselink.com/Inicial, o agregador mais diferente dos que você já viu.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...