quarta-feira, 20 de julho de 2011

Teiú,o maior lagarto da América do Sul

O teiú é o maior lagarto da América do Sul e bastante comum, mesmo em áreas já exploradas pelo homem, vivem em buraco e preferem morar em sítios e chácaras, perto das casas, para se aproveitar dos restos de comida, dos quais se alimenta. Acusado de invadir galinheiros para roubar ovos, é largamente caçado no interior e sua carne tem fama de ser boa, muito parecida com a carne de galinha.
Medem aproximadamente 1 metro de comprimento, da ponta do focinho até a cauda. A cauda do teiú é maior que seu corpo, e é usada como arma funcionando como um chicote que dá dolorosas lambadas nos seus inimigos, embora uma mordida desse lagarto também possa machucar. Como a maioria dos animais silvestres, porém, o teiú não enfrenta o homem, mas foge quando se sente ameaçado.
Bom nadador e capaz de subir em árvores, o teiú não hesita em trepar num arbusto para capturar grilos, borboletas, ou mesmo pequenos vertebrados. Para desovar, entretanto, prefere o solo e geralmente a fêmea abre um buraco num cupinzeiro para pôr os ovos. Essa estratégia garante uma proteção extra, porque rapidamente os cupins fecham o buraco aberto em sua moradia, e assim os ovos incubam protegidos de qualquer predador.Põe 15 a 40 ovos, os filhotes nascem com a cabeça verde e o corpo negro, com manchas brancas. Habitam florestas, cerrados e caatingas. São de hábito onívoro.


Fonte: http://ambientes.ambientebrasil.com.br

Um comentário:

Surprise Link disse...

Parabéns pelo post

Conheça o novo agregador de links www.surpriselink.com/Inicial nele você pode enviar links com imagem e sem imagem, enviar links com liberação imediata, widgets customizados para seu site/blog e o novo sistema de mensagens e amigos para você convidar outras pessoas a visitarem seu blog.

Lembre-se quanto mais links você tiver na net, mais facil os buscadores acharão seu site/blog.
Liberação de link imediata é bem melhor que ficar esperando não é? Então faça uma visita agora mesmo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...