sábado, 2 de julho de 2011

Você sabe qual é a diferença entre um jacaré e um crocodilo?

Ambos, jacarés e crocodilos são reptilianos membros da ordem Crocodylia. Mas as famílias a que pertencem Alligatoridae e Crocodylidae respectivamente, diferem. Muitas vezes, quando as pessoas usam a palavra "crocodilo" o que eles realmente querem dizer é "crocodilianos". Este termo abrange não só os jacarés e crocodilos comuns, mas também o menos conhecido da família Gavialidae que contém o gavial. Ao todo, existem 23 espécies de crocodilianos.
Como um grupo, os crocodilianos são animais bastante impressionantes: Sua linhagem remonta a 240 milhões de anos atrás, o que significa que eles sobreviveram aos dinossauros por bons 65.000 mil anos. Ideal para a vida na água e na terra, os membros da ordem podem nadar até 32 kph e correr até 17,6 quilômetros por hora. Eles estão maisem casa na água e podem prender a respiração por até uma hora. Os olhos situados no topo de suas cabeças lhes permitam manter um vigia para a rapina, enquanto as suas caudas poderosas rapidamente os impulsiona através da água. Crocodilos e jacarés comerão qualquer coisa que possam cair em seus dentes, a partir de peixes e tartarugas a macacos e búfalos. Com dentes especializados apenas para espetar, não se importam em mastigar sua comida - eles engolem pedaços grandes ou o animal inteiro.
Como se isso não fosse assustador o suficiente, os crocodilianos têm sentidos incrivelmente poderosos para detectar suas presas. Sua visão sobre a água é excelente, e graças a suas pupilas verticais que podem abrir mais que o normal para deixar entrar mais luz, eles também têm visão noturna intensa. Seus ouvidos são pequenas fendas sensíveis o suficiente para ouvir a sua prole dentro de seus ovos.Mesmo o seu sentido de olfato é altamente desenvolvido, devido a órgãos especiais em seus focinhos.
Semelhanças impressionantes de lado, a diferença entre jacarés e crocodilos são as seguintes: Uma vez que jacarés e crocodilos geralmente não vivem na mesma região, uma boa pista para sua identidade é a sua localização.Os jacarés vivem principalmente em pântanos de água doce, lagos e córregos lentos no sudeste dos Estados Unidos, América do Sul e China, os crocodilos têm um leque mais amplo. Junto com pântanos e rios lentos, crocodilos também toleram águas mais salgadas, como manguezais e estuários na África, América do Norte, América do Sul e Ásia. O único lugar onde você vai encontrar as duas espécies é a ponta sul da Florida. A principal razão para esta separação geográfica tem a ver com biologia. Crocodilos têm bem desenvolvidas glândulas de sal em sua língua que expelem grandes quantidades de sal, que lhes permite viver em águas mais salinas. As “glândulas de sal” dos jacarés não funcionam tão bem, levando-os a viverem em habitats de água doce.
Outra forma de identificá-los é dar uma boa olhada na forma de sua mandíbula. Crocodilos têm focinhos, em forma de 'V', ao passo que os jacarés têm focinho mais arredondado, como a letra 'U’. A mandíbula mais ampla do jacaré é mais forte - projetada para quebrar a carapaça dura de tartarugas que são abundantes no seu habitat particular. A mandíbula mais estreita do crocodilo, é capaz de dar um potente soco, é ideal para uma ampla variedade de presas.
Outra forma de diferenciar os dois animais é verificar a sua pele. Ambos os crocodilos e jacarés têm pequenos buracos chamados órgão dos sentidos tegumentar ou receptores cutâneos de pressão, que lhes permitem localizar presas ao reconhecer as pequenas mudanças de pressão em água feitas por outros animais. Os furos, que parecem pequenos pontos, cobrem quase cada centímetro do corpo de um crocodilo, mas apenas as mandíbulas de um jacaré. Assim, é fácil de detectar as diferenças entre crocodilo e pele de crocodilo simplesmente observando os pontos.


Fonte: http://animals.howstuffworks.com/

2 comentários:

Teste disse...

Ótima postagem !

Trabalhe em casa com seu computador divulgando serviços

Trabalhe em casa único e verdadeiro, acima de 18 anos, ambos sexos, sem experiência, trabalhe divulgando serviços da empresa , ganhos iniciais de até R$ 800,00 por produção + benefícios, damos auxílio total para o seu crescimento. Única empresa nacional no ramo a mais de 12 anos. Acesse http://www.frpromotora.com/4458693 e conheça nosso sistema

eduardo disse...

otimo post, mais só um detalhe, e quem disse que eu ia fica parado pra conferi se é jacaré ou crocodilo, dane-se, na hora só quero saber de "pernas pra que te quero"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...