sexta-feira, 22 de julho de 2011

Encontrado o lagarto grávido mais antigo do mundo

Um fóssil de 120 milhões de anos é o lagarto grávido mais antigo já descoberto, de acordo com um artigo publicado na revista Naturwissenschaften.O fóssil encontrado na China é um lagarto muito completo, de 30 centímetros, com mais de uma dúzia de embriões no corpo. Segundo os investigadores da University College London, o lagarto morreu poucos dias antes de dar à luz quando foi sepultado durante o período Cretáceo (último período do Mesozóico, a seguir do Jurássico).
Este fóssil encontrado é especialmente interessante para os cientistas porque é um réptil que produziu filhotes vivos ao invés de colocar ovos.Apenas 20 por cento dos lagartos e cobras que vivem produzem filhotes vivos. “Isto mostra que é um traço antigo, para além de invulgar.““Não me apercebi da importância do fóssil quando o vi pela primeira vez, recorda Susan Evans, co-autora do artigo”. Mas quando o seu colega, Yuan Wang, da Academia Chinesa de Ciências, o examinou, avistou os restos minúsculos de pelo menos 15 embriões quase totalmente desenvolvidos dentro dele. “De fato, quando examinei sob o microscópio pude ver todos os bebês”, diz Susan Evans.
As cabeças de pelo menos 15 embriões de lagartos são visíveis no interior do corpo do fóssil. Este fóssil está tão bem preservado que até os dentes minúsculos dos jovens em desenvolvimento são visíveis.“Este espécime é o mais antigo lagarto grávido que vimos”, afirma Susan Evans.Até agora, os registros fósseis continham apenas exemplos de lagartos marinhos que davam à luz filhotes vivos. Os cientistas pensavam que, em répteis extintos, o nascimento vivo estava restrito a espécies aquáticas.O fóssil encontrado vem das rochas mundialmente famosas chamadas de Grupo Jehol, no nordeste da China, onde o calcário fino tem sido desgastado para gradualmente revelar centenas de espécimes de dinossauros, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, plantas e invertebrados.O lagarto mãe foi identificado como um exemplar de Yabeinosaurus: grande, de crescimento lento e relativamente primitivo.


Fonte: http://www.cienciahoje.pt

Um comentário:

Surprise Link disse...

Parabéns pelo post

Conheça o novo agregador de links www.surpriselink.com/Inicial nele você pode enviar links com imagem e sem imagem, enviar links com liberação imediata, widgets customizados para seu site/blog e o novo sistema de mensagens e amigos para você convidar outras pessoas a visitarem seu blog, um agregador diferente dos que você está acostumado.

Lembre-se quanto mais links você tiver na net, mais facil os buscadores acharão seu site/blog.
Liberação de link imediata é bem melhor que ficar esperando não é? Então faça uma visita agora mesmo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...