segunda-feira, 11 de julho de 2011

Temnothorax longispinosus,a formiga que sabe reconhecer os seus inimigos

As formigas enfrentam geralmente várias ameaças, e uma das mais habituais são os ataques das formigas escravagistas que capturam formigas de espécies diferentes para trabalhar para elas, roubam as suas crias e matam a sua rainha.O objetivo do recente estudo era investigar como reagiam as formigas às invasões de intrusos procedentes de diversas espécies. Inon Scharf e Susanne Foitzik da Universidade Johannes Gutenberg em Mainz (Alemanha) lideraram esta investigação que foi publicada na revista científica “Ethology”. Para estudar estas reacões, os peritos selecionaram exemplares de 4 espécies e introduziram-nas nas colônias.
Segundo explicou Scharf, a primeira formiga era de uma espécie desconhecida que não partilhava o mesmo habitat que a Temnothorax longispinosus. A segunda “intrusa” pertencia à mesma espécie e a terceira era um adversário conhecido de uma outra espécie cujo habitat era semelhante. Finalmente, a quarta e última “eleita” tratou-se da sua pior inimiga, a temida formiga escravagista.Quando as pequenas Temnothorax longispinosus se depararam com a seu rival, identificaram-na e passaram imediatamente ao ataque e tentaram matá-la.
O curioso é que ao cruzar-se com intrusos de menor tamanho a sua resposta não foi um ataque agressivo, mas simplesmente se limitaram a afastá-los dos ninhos.Scharf admite que esta descoberta “é surpreendente porque estabeleceu-se uma distinção muito clara.” No entanto, ele acrescenta que "no contexto da evolução faz sentido." Conclui também que “não perdem energia respondendo agressivamente a todos os invasores. É lógico que a resposta seja proporcional ao risco”.


Fonte: http://www.sciencedaily.com

Nenhum comentário: