segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O incrível dragão espinhoso

O Thorny Devil (Moloch horridus) é um lagarto australiano. É também conhecido como Dragão espinhoso, Devil Mountain, Lagarto espinhoso e é a única espécie do gênero Moloch. Cresce até 20 cm (8 polegadas) de comprimento e pode viver até 20 anos.Com uma camuflagem de deserto em tons de marrons e canela, mudando de cores pálidas, quando quente para cores mais escuras quando estiver frio.
A espécie é totalmente coberta por escamas cônicas que são na sua maioria não calcificadas. Ele também possui uma cabeça falsa com espinho na parte de trás do pescoço, o animal apresenta este espinho a um potencial predador, abaixando sua cabeça verdadeira. As fêmeas são maiores que os machos. O corpo do Thorny Devil é formado por vários sulcos que permite que o animal colete a água de qualquer parte do seu corpo, que é então canalizado para a boca.
Um conjunto de espinhos cobre todo o lado superior do corpo, essas escamas espinhosas são uma defesa contra predadores. A camuflagem também pode ser usada para driblar a predação.
O Thorny Devil é coberto com espinhos afiados para dissuadir os predadores, tornando difícil de engoli-lo. Ele também tem uma cabeça falsa sobre as suas costas: quando se sente ameaçado ele abaixa a cabeça entre as patas da frente, e só a cabeça falsa fica visível. O Thorny Devil come principalmente formigas, eles podem comer alguns milhares de formigas em um dia. Eles coletam umidade no deserto seco através da condensação do orvalho que se forma na pele e é canalizado para a boca em sulcos higroscópico entre os seus espinhos. Durante os eventos de chuva, esta ação permite que o lagarto sugue a água de todo o seu corpo.



Fonte: http://www.reptilerooms.com

2 comentários:

HiDeKiLp disse...

Q foda eu qeria ter um de estimaçao

Fernanda disse...

Boa matéria! Já pensou em divulgar seus posts também no http://www.plik.com.br ? Dá para fazer login via twitter ou se cadastrando no site apenas com seu nome e e-mail, e é super fácil de postar seus resumos de artigos lá! Espero que goste. Bj! Fernanda

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...