quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Mitos e desinformações sobre as cobras

Vacas, macacos e cães são reverenciados por algumas culturas e nem tanto por outras, também as cobras são respeitadas em algumas partes do mundo e desprezadas em outras. A maneira com que as pessoas se sentem em relação às cobras é fortemente influenciada por crenças culturais e mitologia.

Quetzalcoatl

Algumas culturas têm as cobras em alta estima como poderosos símbolos religiosos. A mítica Quetzalcoatl, a "serpente emplumada", era adorado como o "Mestre da Vida" por antigos astecas da América Central. Algumas culturas Africanas adoram as pythons e consideram a sua morte um crime grave. Na Austrália, os aborígines associam uma serpente arco-íris gigante com a criação da vida.

Caduceu

Outras culturas têm associado serpentes com poderes medicinais ou com o renascimento. Na Índia, cobras eram vistas como reencarnações de pessoas importantes chamados Nagas. O símbolo médico moderno de duas cobras envolvendo um bastão com asas, ou "caduceu", vem da mitologia grega antiga. Segundo os gregos, a figura mítica Esculápio descobriu a medicina observando uma cobra que usava ervas para trazer outra cobra de volta à vida.

A serpente no paraiso

A cultura judaico-cristã tem sido menos gentil com as cobras. Contos do Jardim do Éden e o papel da serpente na "queda da graça do homem” têm contribuído para uma imagem negativa de cobras na cultura ocidental. Em Appalachia, alguns cristãos lidam com serpentes peçonhentas, como parte de cerimônias rituais, confiando na fé para protegê-los de mordidas. Entre os católicos da Irlanda, Saint Patrick é creditado como o libertar de cobras, um feito comemorado por muitos como uma coisa boa.
Preconceitos culturais profundamente enraizados podem ser responsáveis, em parte, pelo medo generalizado e desdém para com as cobras. No entanto, os mitos modernos, a partir de contos populares, também contribuem para a sua imagem negativa.



Fonte: http://www.masnakes.org

Um comentário:

Green disse...

Olá, Escobar!

Já conhece o Green Nation Fest? Festival ambiental que busca conscientizar as pessoas a partir da arte, entretenimento, informação e cultura.

Por que não participa e colabora conosco nesse desafio? Basta cadastrar seu blog, é gratuito!

Acesse o site do Green Nation e inscreva-se!

www.greennationfest.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...