domingo, 5 de dezembro de 2010

Cobra coral azul da malásia,a morte dos “100 passos”

A Calliophis bivirgatus, ou Cobra coral azul da malásia é um cobra venenosa encontrada na Indonésia, Camboja, Malásia, Singapura e Tailândia. Foi identificada pela primeira vez por Friedrich Boie em 1827.

É uma cobra coral de tamanho médio com um corpo esbelto. Os adultos possuem 140 centímetros (5 pés) de comprimento, embora indivíduos maiores já foram capturados. A cor é índigo ou azul com riscas azuis ou brancas ao longo de cada lado do corpo. A cabeça, ventre e cauda possuem um tom vermelho brilhante. Ela tem um focinho fechado com um par de olhos pequenos nos lados da cabeça.

Esta cobra, principalmente as mais jovens, são muitas vezes confundidas com as cobras cabeças rosadas (Calamaria schlegeli)por possuírem um habitat e aparência semelhantes. Mas a última é muito menor (máx. 50 cm) do que as adultas Calliophis bivirgatus,confundir estas duas espécies pode ser muito perigoso,porque a Calamaria schlegeli é uma cobra não venenosa enquanto o cobra coral azul da malásia tem um veneno letal.

O veneno é muito potente e tem causado muitas mortes. Seu veneno é principalmente neurotóxico. A mordida inicialmente tem poucos ou mesmo nenhum sintoma. No entanto, após alguns minutos, a vítima pode sentir dormência perto da ferida e os lábios. Logo, a vítima pode sentir dificuldade em respirar. A morte é uma conseqüência da insuficiência respiratória. Alguns chamam isso de morte dos “100 passos” porque é, o tanto quanto qualquer homem pode andar depois de ser mordido.


Fonte:http://www.amoledscreen.net

2 comentários:

Giovana DFL disse...

Nunca tinha ouvido falar dessa cobra, é linda! Mas eu não queria ficar frente a frente com ela...

FARUK zain disse...

Eu tenho uma cobra que é bem mais linda que essa.
Ela se alimenta de aranhas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...