domingo, 7 de novembro de 2010

Urutau, o pássaro fantasma

Os urutaus(Nyctibius griseus) são aves noturnas restritas às regiões mais quentes do Novo Mundo, que pertencem ao género Nyctibius e à família Nyctibiidae. Também são chamados de mãe-da-lua. O urutau é uma ave de hábitos noturnos. Sua alimentação é constituída basicamente de insetos que apanha em pleno vôo, principalmente os grandes, porém pode comer outros animais de pequeno porte, como morcegos, lagartos e pequenos pássaros. É uma ave que utiliza muito bem sua plumagem para se camuflar.
Normalmente se passa por um pedaço de madeira, um galho de árvore ou mesmo troncos partidos ou em pé. Costuma ficar estático, não se assustando facilmente. Não é uma espécie acostumada ao convívio urbano. O urutau é tido como nobre pelos moradores rurais por simbolizar força e pela forma como se protege dos perigos e dos predadores. A ave, por seu canto, figura entre várias lendas. Segundo os sertanejos, o urutau aparece na hora em que a lua nasce e seu canto triste se assemelha a “foi, foi, foi...” .

Um macho adulto pesa entre 160 e 190 g. Sua plumagem pode ser cinza ou marrom e o peito tem um desenho negro compactado. Sob os olhos, tem um chumaço de penas, mas quando abre os olhos tal saliência praticamente desaparece. Alcança 37 cm de comprimento e uma envergadura de 85 cm.É a espécie mais comum da família, podendo ser encontrada em todo o Brasil.A fêmea bota um ovo salpicado, numa cavidade natural do extremo de um tronco de árvore e choca em posição ereta. Macho e fêmea incubam o ovo por cerca de 33 dias. Habitam cerrado, orla da mata, campos com palmeiras e árvores.

Uma lenda diz que o pássaro seria uma mulher que perdera seu amor. Por isto, ele teria o nome de pássaro-fantasma. Outros dizem que o canto da ave é um presságio ou aviso de morte de algum familiar. Identificado também, pela sua maneira de pousar em tocos, como Emenda-tôco.Alguns pesquisadores argumentam que o nome da ave vem da união de duas palavras do guarani: guyra (ave) e taú (fantasma). Outros dizem que o nome é uma onomatopéia para o canto do pássaro: urutau, urutau, em notas graves e decrescentes..




Fonte:http://www.birds.com/

6 comentários:

Fran Narf disse...

é, tem um desse na arvore da frente de casa e de geracao em geracao vem colocar os ovos aqui. É assustador o canto dele, mas depois voce se acostuma

janaina disse...

tem um passaro desses la em casa na roça a principio eu fiquei com um pouco de medo mas meu marido ja conhecia esse passaro eu achei lindo nunca tinha visto , mopro em minas e por aqui nao se ve muito essa especie.na cidade de conceicao aparecida em um sitio situado no rio claro agora vou pesquisar mas sobre essa especie meu nome e janaina e se tiver alguem enteressado em trocar ideias sobre a especie e so me add no orkut {janainabrandaozauli@gmail.com} ate mas

iury disse...

cara essa ave e sinistra eu escuto direto ele cantando aqui en frente de casa meu sonho e ser biologo e estudar mais sobre essa ave so tenho 12 anos mais de muita coisa sobre a vida animail se vc quiser trocar unas ideia add la meu orkut (boy100%boy@hotmail.com)

Rosilene disse...

Há pouco tempo, um desses está em uma arvore quase dentro do meu quintal.Eu particularmente não conhecia,mas meus irmãos já e me falaram sobre ele.Um de seus hábitos interessantes é o de comer insetos que entram em sua boca devido ao mal hálito que ele possui.Também tem um horário para sair de sua camuflagem,já marcamos,ele parte todos os dias as 18:25 e chega as 6:oo da manhã.Sempre o fotografo pois é uma ave em extinção.Não comentamos com a vizinhança para que crianças não o perturbe.Sou de Goiânia.

Gabriel Félix disse...

Esse pássaro me fez tirar um 10 no meu trabalho escolar,era sobre os animais que ficam tipo"escondidos"nos lugares.Eu sempre vejo fotos desse pássaro,é quase difícil achar esse bicho até em uma foto ou vídeo que facilitam a visão das pessoas.Eu nunca vi um desse ao vivo,mas eu pretendo ver.Quem souber onde posso encontrar me avisa(gabrielf850@gmail.com)

val disse...

Ouvi o canto do Urutau no interior de Arvorezinha - RS
Valcemir Dalberto 51 99718081

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...