domingo, 28 de novembro de 2010

Barata, o inseto mal compreendido

Periplaneta americana
As Baratas (ordem Blattodea) são um grupo de insetos em grande parte onívora com metamorfose incompleta, que juntamente com os louva a Deus (ordem Mantodea) formam a super ordem Dictyoptera. Acredita-se que as baratas separaram-se do ancestral comum que partilhavam com o louva a Deus durante o Cretáceo Inferior a cerca de 140 milhões de anos atrás.
Lucihormetica fenestrata

As espécies de baratas com ovipositors externo (tubos de postura) que existiam antes desta divisão, originaram-se antes do período Carbonífero Superior, cerca de 315 milhões de anos atrás. Por um outro lado, estudos recentes têm mostrado que os cupins são na verdade uma linhagem de baratas (Termitoidae epifamily) e não uma ordem separada de insetos como se pensava anteriormente. Cupins são mais estreitamente relacionadas com as baratas do gênero Cryptocercus devido a sua alimentação a base de madeira, com a qual compartilham vários caracteres estruturais e comportamentais.

Archiblatta hoeveni

Até hoje, cerca de 4.500 espécies de baratas foram nomeados e que provavelmente há pelo menos duas vezes este número ainda a ser descoberto no mundo. Embora a maioria das espécies seja encontrada nos trópicos, algumas ocorrem em regiões temperadas. Existem cerca de 130 baratas nativas da Europa e, talvez surpreendentemente, novas espécies ainda estão sendo descobertos nesta região.

Byrsotria 0fumigata

Infelizmente a maioria das pessoas parece considerar que todas as baratas sejam vermes ofensivos e destrutivos. No entanto, esta reputação é merecida apenas a 30 espécies (menos de 1% do total de espécies).

Elliptorhina javanica

Muitas espécies de baratas não possuem asas ou têm asas reduzidas e algumas (por exemplo, a cubana Byrsotria fumigata) tanto machos como fêmeas são plenamente alados com asas muito reduzidas. Algumas baratas da Ásia e da Australásia da espécie Panesthia, vivem em tocas na madeira em decomposição e têm bem desenvolvido asas quando elas se tornam adultos.

Leozehntnera maxima

Muitas baratas possuem dimorfismo sexual, por exemplo, baratas machos de Madagascar, têm bem desenvolvidos "chifres" em sua pronota (a placa que cobre a cabeça), que eles usam para lutar contra machos rivais - o maior indivíduo geralmente emerge como o vencedor.


Fonte:http://blattodea.speciesfile.org

Um comentário:

Felipe Marquez disse...

"baratas machos de Madagascar, têm bem desenvolvidos "chifres" em sua pronota"

TENSO DEMAIS! .__.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...