segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O incrível sapo Aru (Pipa pipa)

O Aru (Pipa pipa) é uma espécie de sapo do Suriname. Também é chamado de cururu-pé-de-pato, sapo-aru, sapo-do-surinã e sapo-pipa.Eles são nativos da América do Sul setentrional. Como os demais sapos são quase que exclusivamente aquáticos.

A aparência do sapo é algo como uma folha. É quase totalmente plano, com um tom em marrom manchado. Os pés são amplos com os dedos da pata da frente com pequenos apêndices em estrela. Possuem um tamanho de cerca de 20 cm,embora o tamanho de 10-13 cm seja mais típico.

Reprodução

Estes sapos são mais conhecidos por seus notáveis hábitos reprodutivos. Ao contrário da maioria dos sapos, os machos desta espécie não atraem as parceiras com coaxa e outros sons, muitas vezes associados a estes animais aquáticos.

Em vez disso, produzem um som agudo, clicando o osso hióide em sua garganta. Outro hábito interessante é a postura dos ovos, a fêmea libera de 6 a 10 ovos, eles são fertilizados pelo macho e distribuídos pelas costas da fêmea. Os ovos aderem e afundam na pele como uma esponja dorsal.

Dentro de 24 horas, a pele da fêmea começa a inchar ao redor dos ovos. Por 10 dias, cada ovo será incorporado em uma câmara, produzindo um "favo de mel" na parte de trás da fêmea. Eles permanecem nas costas até que esteja completamente metamorfoseado, isto leva de 12 a 20 semanas.Os jovens são canibais e não têm brânquias e cauda (reabsorvidas durante o desenvolvimento).


Fonte:http://www.honoluluzoo.org/

Um comentário:

cantores famosos disse...

hai meu deus to com vontade de chorar e que quando eu vejo bolinha buraquinho ou craterinha eu fico com isso é que eu tenho trifonofobia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...