sábado, 13 de novembro de 2010

Gatos utilizam a inércia e a gravidade para beber

Ágeis, sedutores, solitários e de olhar inquietante, os felinos são elegantes por natureza, até mesmo para beber. Embora os cães utilizem a língua numa forma de colher invertida, os gatos utilizam duas forças físicas, a gravidade e a inércia, para sugar de forma delicada os líquidos com a ponta da sua língua. Tal como as trombas dos elefantes e os tentáculos dos polvos, a língua dos gatos são muito ágeis, segundo um estudo publicado na Science Express.
Dr. Roman Stocker, um biofísico do Instituto de Tecnologia de Massachusetts em Cambridge (EUA), foi inspirado para investigar a física de voltas de gato depois de observar o seu próprio animal de estimação a beber. "Eu percebi que havia um problema de biomecânica interessante escondido por trás dessa acção muito simples", disse ele.Durante a investigação, foram utilizadas imagens de alta velocidade para capturar o equilíbrio das forças que o gato utiliza enquanto bebe e a mecânica da água que está a beber. Descobriram que os gatos enrolar a sua língua para trás de modo a que a superfície superior toque ligeiramente no líquido.
Quando um gato levanta a sua língua com rapidez, a água entra na sua boca em forma de uma coluna líquida e vai crescendo por inércia. A seguir, o gato fecha a mandíbula para capturar o líquido antes que a gravidade quebre esta coluna.Para ter uma ideia melhor do mecanismo que está por trás da sua língua, a equipe realizou algumas experiências físicas.
Depois de analisar as diferentes velocidades das "lambidelas" dos gatos, os investigadores foram capazes de quantificar as funções da gravidade e da inércia para determinar a frequência ótima do movimento de sua língua.Esta sequência revelou algumas surpresas, como a descoberta de que as lambidelas dos gatos ao beber são muito diferentes dos cães. Outra surpresa foi a rápida velocidade em que se move a língua de um gato, quase um metro por segundo. Isto implica que a tensão superficial do líquido não desempenha nenhum papel no processo. O líquido é dominado pelas forças da gravidade e da inércia.


Fonte: www.elmundo.es

Um comentário:

Caio disse...

how de bola a matéria!
eu tenho um gato preto, e tb sou aficionado por tecnologia, fututo, energia, etc...

eu espero que esses estudos em breve possam ajudar na descoberta de outras fontes de energia, como por exemplo, magnetismo e gravidade, que acredito que no futuro (um pouco distante eu concordo) serão as principais fontes de energia humana. é um "Q" de ficção científica com total perspectiva de dar certo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...