Legisladores do Havaí
querem que o estado mude a sua politica de transporte para que seus
veículos sejam movidos inteiramente por energias renováveis até 2045.
Como a maioria dos combustíveis fósseis utilizados importados vão para o
transporte, se todos os carros forem alimentados por eletricidade
limpa, poderia fazer uma enorme diferença para as emissões de gases do estado. Mas
ainda há um longo caminho a percorrer. Não só a necessidade de lei para
ser aprovada, pois apenas cerca de 5.000 dos um milhão de carros no Havaí
Atualmente são elétricos.
O Hawai já lidera nos
Estados Unidos o uso de energias renováveis, e tem como uma meta abastecer
100 por cento das residências e demais edifícios com eletricidade a partir de
fontes limpas até 2045. Mas eles querem ir um passo mais longe, e agora querem que
100 por cento do transporte terrestre use energia renovável.
O objetivo do transporte
terrestre limpo até 2045 não seria obrigatório, ao contrário do objetivo da eletricidade
nas residências em que os serviços públicos multarão se não for utilizada eletricidade
a partir de fontes renováveis até o prazo. Se você mora no Havaí, você
não terá que tornar seu carro elétrico. O representante do estado, Chris
Lee, que é o presidente da comissão de Energia e Meio Ambiente, disse:
"Ninguém quer intervir e forçar as pessoas a se livrar dos carros que possuem
agora".
O Legislativo do Havaí
começou neste mês debater o projeto de lei que será introduzido. Os legisladores
não têm certeza se o financiamento será parte do projeto de lei. Mas é
claro que ele vai se concentrar apenas no transporte terrestre e não no
transporte aéreo, um setor onde é mais difícil de utilizar energia de fonte
renovável.
Para o Havaí atingir
seus objetivos, outros estados e países terão de seguir esta ideia. O diretor
da empresa de consultoria HD Baker & Co, Hugh Baker disse: "Nossa
capacidade de alcança esta meta vai depender do que acontece em toda a indústria
automotiva. Podemos dizer que queremos 100 por cento de tecnologia de
transporte limpo, mas o mercado no Havaí não é grande o suficiente por si só
para mover toda a indústria automotiva global. Vai realmente ter que ter mais
países envolvidos do que apenas Havaí.”
Fonte: https://phys.org
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