segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Os 5 lugares mais secos da Terra

1-Dry Valleys, Antartida:
Embora tenhamos uma imagem mental de terreno coberto de neve na Antártida, Dry Valleys é realmente o local mais seco do mundo. Os vales têm umidade extremamente baixa e quase sem cobertura de gelo ou neve – é a maior região livre de gelo no continente. As montanhas próximas são altas o suficiente para bloquear o gelo que flui do mar não deixando alcançar os vales. Esta condição única é causada, em parte, por poderosos ventos catabáticos - estes ocorrem quando o ar frio e denso é puxado para baixo pela força da gravidade. Os ventos podem atingir velocidades de 200 mph (322 kph), aquecendo à medida que descem, e evaporando toda a água, gelo e neve. Os vales são considerados o mais próximo que se tem na Terra dos ambientes do planeta Marte, os cientistas estão estudando este ecossistema para entender melhor a superfície do planeta vermelho.

2-Arica, Chile:
Arica é a cidade mais seca do planeta, embora não seja completamente o lugar mais seco. É uma cidade portuária, e apesar da falta de material molhado do céu, Arica tem um alto nível de umidade e cobertura de nuvens. Enquanto o ar está úmido, a umidade não chega a tocar o chão. O Deserto do Atacama está em torno de uma sombra da chuva que espreme a umidade sobre as montanhas e carrega apenas o ar seco do deserto - alguns lugares no deserto não receberam chuva em mais de 500 anos!

3-Al-Kufrah, Libia:
O lugar mais seco na África, Al-Kufrah tem um punhado de oásis nas proximidades, onde fontes naturais de água subterrânea alimentam as populações de pessoas e animais. As principais culturas cultivadas são pêssegos, tâmaras e damascos. Perto dali, o deserto é de baixa altitude e coberto por dunas de areia de até 300 m de altura.

4-Aswan, Egito:
Aswan é um nome que poderia ser mais conhecido por ter uma represa, mas a maior parte do tempo a cidade é totalmente desprovida de umidade. Enquanto algumas partes do Egito recebe a brisa do oceano, Aswan permanece quente e desidratada durante todo o ano.A proximidade da cidade ao Trópico de Câncer também contribui para as altas temperaturas e tempo seco. Tempestades de areia eu atingem 100 mph (161 kph) são comuns, e as pedras que construíram as pirâmides de Gizé vieram originalmente dos vales secos de Aswan.

5-Luxor, Egito:
Luxor possui um bom pedaço da antiguidades do mundo, e é também um lugar que não recebe muita umidade.Um vento quente conhecido como khamsin às vezes sopra do deserto nas proximidades ocidentais e pode trazer uma tempestade de areia com ele. As tempestades podem durar por dois dias chegando a 93 mph (150 kph) com um aumento de temperatura de 20 graus. Qualquer chuva que comece a cair imediatamente evapora no ar aquecido.


Fonte: http://www.ouramazingplanet.com

Um comentário:

Surprise Link disse...

olá,
Convido você a participar do novo agregador de links www.surpriselink.com, o agregador mais diferente dos que você já viu, em 2 idiomas, liberação de links na hora e muito mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...