terça-feira, 16 de agosto de 2011

Explosão solar na região AR11263 afeta o meio ambiente terrestre

A Nasa divulgou esta semana a foto de uma explosão solar na região denominada AR11263, tirada pelo telescópio espacial SDO (sigla em inglês de Observatório de Dinâmica Solar). Os investigadores ainda não conseguiram explicar o fenômeno. Essas explosões gigantescas de radiação trazem algum risco para pessoas que estão em aviões em altitudes elevadas, além de afetarem o meio ambiente e serem capazes de interromper sinais de GPS ou provocar interferências nas comunicações.
Estas explosões são gigantescas, emanam energia, partículas de velocidade leves e altas no espaço. Estas chamas associam-se muitas vezes com tempestades solares magnéticas (CMEs). O número de explosões solares aumenta há aproximadamente cada 11 anos, e o sol vai se movendo em direção a outro máximo solar, provavelmente a partir de 2013 – o que significa que mais ocorrências deste gênero irão acontecer, algumas serão pequenas, mas outras poderão ser bastante grandes ao ponto de enviar radiações massivas para a Terra.


Fonte: http://www.cienciahoje.pt

2 comentários:

Surprise Link disse...

olá,
Convido você a participar do novo agregador de links www.surpriselink.com, o agregador mais diferente dos que você já viu, em 2 idiomas, liberação de links na hora e muito mais.

mallconz disse...

Tá mesmo na hora de fazer uma faxina neste planeta... tira as pulgas chamadas seres humanos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...