quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A morte do Sol deverá ser acompanhada com um show de fogos de artifício gigantesco

O dia do juízo final há muito esperado e amplamente discutido virá, mas vai acontecer em aproximadamente cinco bilhões de anos. O núcleo do Sol vai ficar sem hidrogênio por esta altura, e nosso corpo celeste vai se transformar em um gigante vermelho. A estrela irá então gradualmente se transformar em uma anã branca (Cientistas da Universidade de Cambridge recentemente apresentaram o modelo de computador deste processo).
Quando os cientistas dizem que o Sol pode explodir, pessoas comuns tomam tais previsões como absurdas. No entanto, o Sol não é eterno. O Universo não é estável, e quaisquer dos seus órgãos, incluindo estrelas, passam por ciclos evolutivos que começam com seu nascimento e terminam com a morte. A explosão do Sol não será como uma explosão instantânea. Vai tornar-se o resultado de processos complicados e longos. Pode acontecer em um futuro remoto, quando os seres humanos se extinguirão ou encontrarão outros planetas para viver.
Geralmente, uma estrela começa sua evolução na forma de uma nuvem fria de baixa densidade de gás interestelar. A nuvem é comprimida sob a influência de sua própria gravitação e toma uma forma esférica. Durante o processo de compressão, o poder gravitacional se transforma em calor e o corpo começa a aquecer. Assim que a temperatura no interior do corpo atinge de 15 à 20.000.000 kelvins, reações termonucleares começarem a acontecer dentro da esfera. O processo de compressão pára e o objeto torna-se uma estrela. A estrela de peso médio, como o nosso Sol, permanece no estado do ciclo de hidrogênio-hélio ao longo de sua vida. Quando se queima todo o estoque de combustível de hidrogênio no interior do núcleo da estrela, ele se transforma em hélio, e a combustão termonuclear do manto de hidrogênio continua. A luminosidade do objeto continua a crescer e suas camadas externas continuam a se expandir, enquanto que a temperatura da superfície diminui. A estrela cresce 100 vezes o seu tamanho, e se torna uma gigante vermelha. A estrela permanece nesta fase por um período muito curto de tempo - vários milhões de anos.
O núcleo de hélio do gigante não pode mais suportar seu próprio peso e começa a comprimir. Se o objeto for grande o suficiente, a temperatura crescente pode desencadear a transformação de hélio em elementos mais pesados - carbono, oxigênio, silício e ferro. Este período pode durar bilhões de anos para as estrelas de peso médio.
Enquanto reações de combustão de hélio são muito sensíveis à temperatura, a estrela pode começar a pulsar com veemência e se transformar em uma nebulosa planetária. O núcleo de estrelas de peso médio (como o nosso Sol) arrefece e se torna uma anã branca de hélio, cujo diâmetro é comparável ao da Terra. Desde que as anãs brancas não tenham fontes de energia, elas ficam escuras e invisíveis e eles continuam a esfriar. Estrelas mais massivas por sua vez, se transformam em pulsares ou buracos negros. A evolução das estrelas termina com o nascimento de supernovas.O poder gravitacional do Sol irá diminuir à medida que o corpo celeste lentamente perde o seu peso. Como resultado, os objetos do sistema solar podem descer de suas órbitas. Muito provavelmente, muitos planetas, inclusive a Terra, vão ser queimados durante a fase de gigante vermelha. Os cientistas afirmam que cerca de 20 por cento dos cometas da nuvem de Oort serão lançadas no espaço interestelar durante a morte do nosso sol. Esse fenômeno será muito provavelmente como fogo de artifício gigantesco.


Fonte: http://english.pravda.ru

8 comentários:

Change Dragon disse...

5 bilhões de anos ? duvido que demore tanto, JESUS volta antes disso!!!

Michael .A. disse...

PQP , Biblicamente nem os anjos do Senhor sabem quando será o dia do juízo final. Então quem somos nós para fazer tal afirmação?? O dia d amanhã pertence a Deus e ninguém mais!!! 5 BILHÕES DE ANOS??? TAH BOM SENTA LÁ...
Vidente detected!!!

Botinelli disse...

Pena que ninquém estará vivo para assistir isso!
Concordo com o comentário acima!

prika disse...

Até lá a humanidade ja se matou por si só!

prika disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cleverson disse...

Pena que não vo ta aqui pra ver!! kkk


________________________________________
E como sempre, la vem os crentes que sequer sabem oque é um atomo enxendo a paciencia!!!

bradba disse...

muito serio
==========================
www.anunciogratis.blog.br

O Taverneiro disse...

Provavelmente não duraremos tanto, contudo é interessante saber destas coisas, apesar de não entender como se sabe tudo isso, apesar da ciência e tudo mais...

http://erranteopcional.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...