quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Descoberta enguia que é um verdadeiro fóssil vivo

Um grupo de cientistas descobriu uma espécie de enguia primitiva – com características de espécies existentes há 200 milhões de anos. O animal foi localizado a 35 metros de profundidade numa caverna submarina nas ilhas da República de Palau, na Micronésia, no Oceano Pacífico. A enguia, batizada de Protoanguilla palau, tem características anatômicas que não estão presentes nas espécies mais atuais.
A equipe de investigadores norte-americanos, japoneses e palauenses afirmam que as suas características sugerem que a espécie tem uma história de evolução longa e independente. E, por essa razão, os cientistas até lhe chamam de "fóssil vivo". Até agora são conhecidas 819 espécies de 19 famílias diferentes, mas esta enguia é tão diferente que os investigadores tiveram que criar uma nova família taxionômica para descrever a sua relação com outras espécies.
O animal usado como base para o estudo é uma fêmea de 18 centímetros de comprimento, capturada durante um mergulho e apresenta características da época mesozóica, quando ainda os dinossauros habitavam a terra. O Instituto e Museu de História Natural de Chiba, no Japão, divulgou a imagem da enguia no jornal Proceedings of the Royal Society B.



Fonte: http://www.cienciahoje.pt

2 comentários:

Surprise Link disse...

olá,
Convido você a participar do novo agregador de links www.surpriselink.com, o agregador mais diferente dos que você já viu, em 2 idiomas, liberação de links na hora e muito mais.

tecg1.com disse...

Você conhece o irmão do Ocioso? Não! Então venha se divertir com o http://www.tedioso.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...